Medicina intensiva é a especialidade médica que cuida de pacientes gravemente enfermos com quadros complexos, que exigem monitoração contínua e acompanhamento intensivo. O especialista da área é o médico intensivista.
O Centro de Terapia Intensiva (CTI) ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o setor do hospital voltado para o atendimento ininterrupto de pacientes em estado grave ou potencialmente grave. Por isso, conta com uma equipe multiprofissional e interdisciplinar, além de estrutura física e equipamentos que dão suporte para esse atendimento especializado.
São vários os equipamentos que podem ser encontrados em um CTI/UTI. O uso de cada um dependerá da situação do paciente. Em linhas gerais, os mais utilizados são:
Além de médicos intensivistas, compõem a equipe de um CTI enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, técnicos de enfermagem, secretários, entre outros. Com funções bem estabelecidas, cada profissional, orientado pelo coordenador do CTI, trabalha de forma integrada com os demais membros da equipe para que o atendimento aos pacientes seja ininterrupto nas 24 horas e nos 7 dias da semana.
O CTI recebe pacientes com doenças graves ou potencialmente graves. Importante ressaltar que o atendimento é feito àquelas pessoas passíveis de tratamento, ou seja, que tenham chances de melhora. O tratamento em um CTI não beneficia pacientes que se encontram numa situação de fim de vida, que caminham inexoravelmente para a morte. Essa conduta, inclusive, pode trazer muito sofrimento ao paciente e à família. Por isso, é importante que os médicos responsáveis esclareçam aos familiares sobre o benefício ou não do atendimento no CTI.
Inicialmente, é fundamental ter atenção às orientações do coordenador do serviço e da psicologia. Afinal, cada paciente apresenta um quadro distinto. A participação da família é importante na recuperação do paciente e todo o esforço é feito para que esse acompanhamento seja o mais estreito possível.
Abaixo, pontos que devem ser observados por quem irá visitar um familiar ou amigo internado em um CTI: