O XVI Congresso Mineiro de Medicina Intensiva tem início dia 6 de junho, em Belo Horizonte. A proposta da Comissão Organizadora é oferecer uma programação científica variada, com temas relevantes e atuais, que serão abordados por profissionais altamente reconhecidos por sua relevante atuação na área. A ideia central é valorizar a ‘Equipe: O Pilar do Cuidado Centrado no Paciente’.
No primeiro dia, 6 de junho, a sessão multidisciplinar conta com presenças internacionais, que dividirão com os congressistas suas práticas e inovações:
- José Nel Carreño (Colombia), que apresentará o tema Ressuscitação Hemostática, o que é e como é feita?
- Luis Castillo Fuenzalida (Chile), Políticas Públicas no enfretamento dos AVEs no Chile;
- Manuel Jibaja (Equador), Controvérsias na extubação do paciente neurocrítico;
- Jaques Belik (Canadá), Cuidado centrado na equipe;
- Kirby Minh (Holanda), Identifying patients with bacterial infections using a combination of C-reactive protein, procalcitonin, TRAIL, and IP-10 in the emergency department;
- Dinis dos Reis Miranda (Holanda), ARDS: Ventilatory treatment optimization before patient referral for ECMO;
- Diederik Gommers (Holanda), Indications for management of ECMO therapy in ARDS plus RV disfunction.
Mesas com temas bastante relevantes e que ainda suscitam dúvidas na prática do profissional darão ritmo a programação. Os participantes poderão compartilhar suas experiências em assuntos como a epidemiologia da sepse em UTIs brasileiras e os desafios para melhoria dos resultados, por Flávia Machado (SP). Ferramentas adequadas para identificação da sepse, definições da sepse 3, lactado e suas relações com os prognósticos serão analisados com a presença dos renomados Luciano Azevedo (SP), Amarilis Batista Teixeira (MG) Sérgio Naves (MG) e Marcos Schilinz (MG).
Ainda no primeiro dia do evento, a história da medicina intensiva será contada por Ciro Leite Mendes (PB). UTI de Alta Performance, Big Data e inteligência artificial em UTIs são assuntos que serão discutidos por Márcio Soares (MG) e Saulo Saturnino (MG).
Antônio Capone Neto (MG) falará sobre o cuidado centrado na equipe e a especialista Izabel Correa (MG) mostrará a relação custo benefício da nutrição em terapia intensiva. Já Edela Puricelli (MG) mostrará a importância da integração multidisciplinar por meio da abordagem da cirurgia odontológica no paciente grave.
INÉDITO
Esta edição terá, pela primeira vez no Brasil, o curso pós-congresso, ultrassonografia point-of-care de pulmão, por Giovanni Volpicelli, dias 8 e 9 de junho. O objetivo é oferecer um conteúdo único, bastante avançado. A aula será ministrada em inglês, sem tradução. Já durante o Congresso, no dia 6 de junho, o enfoque será sobre o ultrassom para avaliação da volemia e fluidoresponsividade, apresentado pelo palestrante José Muniz Pazzeli (MG). Bruno do Valle Pinheiro (MG) também participa da mesa como moderador.
Auditórios simultâneos
No dia 7 de junho acontecem diversas aulas em auditórios simultâneos, com as áreas de atuação em:
- Neurologia
- Sepse / Cardiologia
- Medicina Pediátrica e Neonatal
- Ventilação Mecânica / Fisioterapia
- Enfermagem
- Fonoaudiologia
- Nutrição / Gestão / Trauma
- Odontologia
- Psicologia
A programação é extensa, de 8h às 18h30, repleta de novidades e profissionais de excelência em suas áreas. Dentre eles, os internacionais:
- Oscar Alves (Portugal)
- Walter Videtta (Argentina)
- Daniel Godoy (Argentina)
- Dinis dos Reis Miranda (Holanda)
- Jaques Belik (Canadá)
- Orlando Pereira da Silva (Canadá)
- Guilherme Bugedo (Chile)
- Pablo Cardinal – Fernandez (Espanha)
- Jaime Retamal (Chile)
Para dia 8, estão programados simulação realística e vários casos clínicos, com temas de extrema importância, em um momento de participação ativa da plateia. Ao final de cada caso, um especialista reforçará os pontos mais importantes. Serão abordados: sepse, nutrição, cardiologia, trauma+VM, neurointensivismo, medicina pediátrica e neonatal e enfermagem.
CONHEÇA TAMBÉM AS ATIVIDADES PRÉ-CONGRESSO
- II Encontro das Ligas Acadêmicas de Terapia Intensiva, Urgência e Emergência da Sammg, Somiti e AbramedeMG
- Submissão de trabalhos Científicos – data limite até 30 de abril
- Simpósio Abramede-MG
- III Olimpíada Mineira de Simulação
- Cursos Pré-congresso:
- Neuroemergências
- Enfermagem nas Emergências
- ECMO
- Ventilação Mecânica não Invasiva
- Trauma Avançado
As inscrições para o XVI Congresso de Medicina Intensiva estão abertas e podem ser realizadas pelo site: www.congressosomiti.com.br.