Notícias
VI Fórum de Defesa Profissional
29 de outubro de 2015

Maria Aparecida Braga defendeu a valorização profissional e o reconhecimento da especialidade

 

A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) realizou na última terça-feira, 27, o VI Fórum de Defesa Profissional da Somiti. O encontro, que reuniu representantes de entidades mineiras e nacionais, aconteceu na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG).

A presidente da Somiti, Fátima Lúcia Guedes Silva, apresentou a Sociedade e falou da importância do debate e de um consenso entre as instituições sobre os limites de atuação de seus representantes.

Segundo o conselheiro do Conselho Federal de Medicina (CFM), Hermann Alexandre Vivacqua Von Tiesenhausen, para que não haja conflitos de interesse é preciso que o médico tenha consciência de que está subordinado ao Código de Ética Médica. “Não há como o CFM interferir nas atividades associativas, mas se estas atividades quebram as regras de respeito mútuo, cabe ao CFM fazer uma avaliação”, ponderou. Da mesma forma, o presidente do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), Fábio Guerra, afirmou que este é um momento de muitas mudanças, com dificuldades a serem trabalhadas. “E preciso separar as questões éticas das administrativas, que são ligadas meramente às Sociedades, devendo o Conselho atuar na orientação e na fiscalização dos encaminhamentos, frente à possibilidade de infração”.

O presidente da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), Lincoln Lopes Ferreira, que também representou a Associação Médica Brasileira (AMB), falou das dificuldades atuais e da importância do cumprimento das normas estatutárias. “Os interesses individuais não podem ultrapassar os interesses da instituição que o indivíduo representa. A entidade está amparada em seus regimentos. Se há uma lacuna que não está prevista, propostas de mudanças devem ser apresentadas, conforme suas normas”.

Debate será ampliado

O representante da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib) Marcelo de Oliveira Maia, elogiou a Somiti pelo trabalho independente e ativo que desenvolve na defesa profissional e afirmou que “se as Regionais atuarem em conjunto haverá um resultado positivo nacional”. Questões referentes à negociação junto ao Governo Federal, incluindo luta por um teto base para o médico intensivista, e criação da carreira de estado do médico foram apresentadas.

A gestora de qualidade da Somiti, Maria Aparecida Braga, coordenou o debate realizado após as apresentações e ressaltou os dois focos do Fórum: a importância da valorização profissional, o reconhecimento da especialidade e de uma remuneração adequada. Nesse tema, Braga destacou a necessidade de evoluirmos na carreira de estado do médico e na remuneração por resultados. Com relação ao papel dos representantes, a mudança de modelo foi abordada. “Acreditamos em um modelo de governança e escuta que nos permite evoluir de forma harmoniosa, que permita abordar imediatamente os conflitos, já que em várias situações não é possível aguardar modificações no estatuto”, avaliou. A gestora propôs a continuidade e o aprofundamento do debate e a definição de ações.

Também participaram do evento o presidente da Unimed BH, Samuel Flam, diretor do Sindicado dos Médicos de Minas Gerais, Eduardo Almeida Cunha Filgueiras, representante do Conselho Consultivo e Fiscal da Somiti, Waldemar Henrique Fernal, e o assessor jurídico da AMMG, Reinaldo André M. Montenegro.

 

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Geral
20 de agosto de 2020
Quiz #112: infecções causadas por Clostridium difficile

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre infecções causadas por Clostridium difficile. Para explicar sobre o assunto, convidamos a Dra. Maria Aparecida Braga. Ela é coordenadora de cursos da Somiti; cardiologista; intensivista; MBA em gestão de negócios pela Fundação Getúlio Vargas; e doutora em medicina pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais). […]

Notícias
11 de agosto de 2020
Diretoria convoca para Assembleia Geral
Notícias
11 de agosto de 2018
BLS para profissionais de Nova Lima
Notícias
21 de março de 2018
Dia Nacional de Atenção à Disfagia