A tragédia envolvendo o ator Domingos Montagner nesta quinta feira (15/09) comoveu o país. As entidades ligadas à terapia intensiva, urgência e emergência alertam para os perigos. Os afogamentos ocorrem 17 vezes ao dia com brasileiros, tendo os rios como cenários em 75% das mortes, como o fato ocorrido com o ator.
Como prevenir? Veja orientações da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), parceira da Sociedade Brasileira de Atendimento Integrado ao Traumatizado (Sbait).
- Se você tomar banho ou pescar em rio ou lagos
- Sempre avise o local que esta indo para um parente e a hora programada para retorno.
- Leve sempre um amigo, pois isto aumenta sua segurança.
- Antes de pescar ou tomar banho observe qual o local mais seguro
- Utilize sempre um colete salva-vidas. Isto pode fazer uma grande diferença de vida ou morte a você.
- Cuidado com o limo nas pedras ele pode fazer você escorregar e cair na água
- Cuidado com buracos e fundos de Lodo, você pode afundar rapidamente.
- Nunca mergulhe de cabeça, pois isto já provocou diversas mortes ou paralisia e
- Aprenda como ajudar em situações de emergência.
Se tomadas todas estas dicas de prevenção e você ainda sim cair no rio, não lute contra a correnteza,guarde suas forças para flutuar e acene por socorro imediatamente. Coloque os pés à frente e a barriga para cima e direcione o braço de forma a usá-lo como um leme, desta forma a própria correnteza o levará a margem.
Se você for socorrer alguém nesta situação, jogue uma corda com algum objeto de flutuação na ponta e mantenha firme após a vitima se agarrar na corda, e a correnteza levará a vitima mais adiante na sua própria margem.
A dica mais importante para todos que gostam de lagos e rios é sempre usar um colete salva-vidas. Isto não é mico nenhum, lembre-se que todos os profissionais de resgate aquático do corpo de bombeiros usam um colete diariamente durante todo o serviço. Mico é não voltar para casa.