PCR
Suporte Avançado de Vida em Cardiologia
25 de agosto de 2021

Conhecimento que faz diferença

A sobrevida de um paciente que tem uma parada cardiorrespiratória (PCR) em ambiente hospitalar ou extra-hospitalar está diretamente relacionada ao reconhecimento precoce da condição, o início das manobras de ressuscitação o mais precoce possível, seja por leigo ou profissional da área, e a desfibrilação precoce. Para tanto, é de extrema importância o conhecimento e treinamento das medidas de ressuscitação a serem adotadas numa situação de emergência.

O rápido reconhecimento de uma PCR, com o início precoce das manobras de ressuscitação  permite a manutenção da perfusão, mesmo que mínima, de órgãos nobres, como o próprio coração e encéfalo, melhorando o prognóstico de retorno à circulação espontânea e preservando a viabilidade do tecido nervoso.

A detecção precoce passa por uma avaliação rápida e sistematizada do paciente, sendo a ausência de pulso em grande artéria o sinal patognomônico da PCR. Dado o diagnóstico, deve-se chamar por ajuda (se extra-hospitalar, SAMU 192 ou corpo de bombeiros 193; se intra-hospitalar, acionar o código correspondente) e iniciar as compressões torácicas. Caso trate-se de um profissional treinado, intercalar 30 compressões com 02 ventilações. Manter tais medidas até a chegada da ajuda e de um desfibrilador, dispositivo que irá detectar qual o mecanismo eletrofisiológico da PCR, e consequentemente o tratamento: desfibrilação nos casos de fibrilação ventricular ou taquicardia ventricular sem pulso, detecção e reversão de possíveis distúrbios mecânicos ou metabólicos se atividade elétrica sem pulso ou assistolia.  

Abaixo, a cadeia de sobrevivência que guia o tratamento completo de um paciente em PCR, tanto extra quanto intra-hospitalar:

Se você quiser saber mais e treinar suas habilidades, a Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) tem cursos de capacitação em Suporte Avançado de Vidaem Cardiologia, com Chancela do American Heart Association. Entre em contato conosco!

Autor:

Dr. Lucas Lima de Carvalho. Ele é especialista em Cardiologia pela SBC; especialista em Terapia Intensiva pela AMIB; pós-graduado em Emergências Médicas/CMMG; Especialista em Nutrição parenteral e enteral pela BRASPEN e diretor de cursos e instrutor do BLS e ACLS, cursos da Somiti.

Continue a acompanhar os artigos do blog Somiti para mais conteúdos como esse.
Siga-nos também nas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Saiba mais sobre os cursos da Somiti em nosso site.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
18 de novembro de 2019
Simulações em obstetrícia e analgesia são temas no CBMI

  O XXIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) – que aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro em Fortaleza – proporcionou aos participantes a oportunidade de discutir casos clínicos, aplicar habilidades e ampliar conhecimentos. No evento foi possível participar da simulação de um Centro de Terapia Intensiva, no “AMIB em Cena”. Foram […]

Notícias
26 de março de 2020
Prefeitura de Betim contrata profissionais de saúde de forma emergencial
Notícias
10 de fevereiro de 2020
Sociedade Brasileira de Infectologia alerta para epidemia de Fake News sobre o Coronavírus
Notícias
26 de novembro de 2020
Prova de Título de Especialista em Medicina Intensiva – Adulto 2020