Os servidores da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL) da Prefeitura de Belo Horizonte participaram ontem, dia 6 de fevereiro, do Hands Only. A capacitação contou com técnica e prática de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) no adulto, criança e bebê. Além disso, os participantes também aprenderam a utilizar o Desfibrilador Externo Automático (DEA) e como proceder no caso de engasgos.
A capacitação aconteceu na sede da SMEL, na avenida Getúlio Vargas, e teve como alunos os servidores e os estagiários dos diversos setores da Secretaria. Cerca de 60 pessoas foram treinadas pelos instrutores Alexandre Parisi, Thalline Hang e Márcio Meira Brandão.
Para o estagiário da SMEL/ PBH – Vinícius Alves de Almeida – o Hands Only foi produtivo. “Eu acho muito importante, porque em poucos minutos podemos mudar tudo. Se fizermos o mínimo, podemos salvar uma pessoa e muita gente não tem esse conhecimento”, afirma.
Segundo a Enfermeira e instrutora da Somiti – Thalline Hang – a importância desse tipo de capacitação é a possibilidade de transmitir conhecimento. “O socorrista vai se colocar no lugar do outro, na tentativa de criar essa corrente do bem, de fazer pelo outro aquilo que um dia ele gostaria que alguém fizesse por ele, ou pelo amor da vida dele. Então eu acho que o segredo é isso, manter essa corrente, disseminando atitudes do bem. Não que ele espere que isso retorne para ele, claro que não, mas levando esse conhecimento adiante”, conclui.
Confira fotos do treinamento na galeria abaixo: