Notícias
Roda de Conversa aborda atuação do psicólogo
9 de outubro de 2017

O departamento de Psicologia da Somiti convida para uma ‘Roda de Conversa’, dia 21 de outubro (2017), sábado, 10h, sobre a atuação dos psicólogos na redução dos riscos e desastres. O encontro acontece na Livraria do Psicólogo e Educador (Av. Contorno, 1390 – Floresta). Além de promover uma reflexão e um debate sobre o tema, o evento trabalha o conteúdo do livro ‘O psicólogo na redução dos riscos de desastres – Teoria e prática’.

A obra surgiu do encontro de profissionais psicólogos que trabalham na área de emergências e desastres com as mais diversas experiências e práticas. Há bombeiros militares, profissionais das políticas públicas, pesquisadores e atuantes no mercado da aviação, dentre outros. “Há uma lacuna nas publicações brasileiras a respeito desse temática o que faz com que tenhamos como base estudos feitos fora do Brasil. Precisamos mudar esse cenário, uma vez que o contexto nacional é diferente quanto aos aspectos culturais e os tipos de desastres que acometem outras populações. No Brasil temos os desastres da seca, inundações, deslizamentos de terra, os tecnológicos, da aviação, os radiológicos e até terremoto”, explica uma das autoras, a psicóloga Eliana Torga.

A coordenadora do departamento de Psicologia da Somiti, Tárcia Dutra, afirma que o psicólogo na terapia intensiva e emergências é preponderante. “ Penso que o papel do psicólogo é fundamental. Ele é um elo entre a família e a equipe, tendo como eixo central o cuidado ao paciente. O psicólogo pode ajudar a estabilizar e oferece suporte às vítimas e às equipes, contribuindo para um cuidado humanizado e integral.” Torga acrescenta que na gestão do risco o psicólogo pode atuar na prevenção, preparação, mitigação, resposta e recuperação, lançando mãos dos recursos teóricos e metodológicos de atuação da Psicologia (psicologia da Educação, Organizacional, Clínica e Social). “Para a comunidade traz a perspectiva de um cuidado para a sua saúde mental, em situações de risco e de vulnerabilidade a eventos de desastres.”

O livro é direcionado para psicólogos e não psicólogos que trabalham nessa área ou que possuem interesse na temática. “Em qualquer lugar onde haja uma atividade humana há o risco de um evento adverso que possa resultar numa emergência ou num desastre. Portanto, é um tema de interesse para todos que queiram conhecer a teoria e a prática do trabalho do psicólogo nesse cenário e saber o que esse profissional pode oferecer nessas circunstâncias,” conclui a psicóloga.

 

 

 

 

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Eventos
29 de março de 2017
Entrevista com Luiz Borges, presidente da Abramede

O presidente da Associação Brasileira de Medicina de Emergência (Abramede), Luiz Alexandre Alegretti Borges, participou, dia 17 de junho de 2016, da posse da diretoria da Regional Minas Gerais. Ele falou sobre o futuro da medicina de emergência no Brasil, o reconhecimento da especialidade e o papel da entidade na capacitação profissional. Qual a importância […]

Notícias
22 de outubro de 2019
Vídeos do XVI Congresso Mineiro de Medicina Intensiva
Notícias
16 de fevereiro de 2017
Ligami MG abre inscrições
Notícias
10 de dezembro de 2018
Psicologia recebe apoio do CFP