Estudos
QuizSomiti#31: BLS – suporte básico de vida
8 de março de 2018
[caption id="attachment_681" align="aligncenter" width="620"]BLS - suporte básico de vida BLS - suporte básico de vida[/caption]   Hoje é o dia da resposta completa do Quiz aqui no Blog! O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva. Hoje a questão é sobre Suporte Básico de Vida. Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.  

Questão

Em um atendimento do BLS (suporte básico de vida) em um supermercado, um DEA (desfibrilador externo automático), após 02 choques iniciais, faz uma nova análise de ritmo e não indica um terceiro choque: “CHOQUE NÃO INDICADO”. Qual conduta tomar segundo as diretrizes do ACLS/BLS vigentes? a - Checar pulso carotídeo para definir a próxima conduta. b - Iniciar os cuidados pós parada, verificando se o paciente respira. c - Reiniciar o DEA para conferir novamente o ritmo (fazer nova análise de ritmo). d - Reiniciar RCP por compressões torácicas.  

Comentário

Esta questão gera alta probabilidade de erro no aluno que não estudou com atenção o BLS e o uso do DEA. A maioria absoluta marcará letra A – resposta racional (e a correta até o ano de 2010). O raciocínio por trás da letra A é “Se houver pulso eu vou interromper a RCP e iniciar os cuidados pós parada; se não houver, reiniciarei as compressões torácicas.” Apesar da racionabilidade clara, esta forma de ensino não era eficaz. Após o treinamento e em reavaliação de retenção de informação detectamos que boa parte dos alunos gastavam um tempo muito maior que o recomendado (5 a 10 segundos no máximo) para checar o pulso central, muitas vezes checando vários pulsos além do carotídeo e por vezes pedindo auxílio para outros profissionais para confirmar a ausência do pulso central. Este tempo ultrapassava a 30 segundo em média, e em alguns casos chegava a ultrapassar um minuto, desta forma com evidente piora da morbimortalidade do paciente ainda sem pulso no ambiente extra-hospitalar. Observamos também que parte dos profissionais treinados já assumiam os cuidados pós parada (em pacientes ainda sem pulso!), sem mesmo verificar pulso central (letra B errada) e que alguns queriam fazer choques seguidos (protocolo antigo), letra C errada. Em 2010 o protocolo foi alterado para a letra D e esta recomendação foi mantida em 2015. Quando um DEA fala “CHOQUE NÃO INDICADO” devemos reiniciar a RCP imediatamente! Portanto, hoje, no BLS faremos compressões contínuas, interrompendo apenas para análise de ritmo e choque se indicado pelo DEA. Continuaremos a RCP até a chegada do SAMU ou até o paciente mostrar sinais inequívocos de recirculação espontânea, como movimentos ativos dos membros ou abertura ocular ou emissão de sons. A letra A é resposta lógica e foi ensinada até 2010, mas hoje está errada. A letra D é o protocolo atual. Questão conceitual.  

Resposta certa

Letra D- Reiniciar RCP por compressões torácicas.  

Referência:

https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-English.pdf   Dr. DANIEL DE CASTRO AZEVEDO  Instrutor ACLS com número de registro 12120138517 da AHA Formado em 2005 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), clínico com residência MEC no hospital Semper e geriatra com residência MEC no HC-UFMG. DR Daniel coordenou o pronto atendimento do hospital Semper e a Residência de Clínica do mesmo serviço entre 2010 e 2012. Instrutor e diretor do curso ACLS desde 2007, participou de mais de 220 cursos, tendo contribuído com a formação de mais de 5 mil alunos nesse período. DR. Daniel é um dos primeiros instrutores do ACLS EP (para o profissional experiente) do Brasil e, atualmente, é o diretor de ensino do curso ACLS da Somiti.       Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência. Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.  
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