Estudos
QuizSomiti#29: Torniquete
22 de fevereiro de 2018
#Quiz 29: vamos falar sobre o uso do torniquete?

#Quiz 29: vamos falar sobre o uso do torniquete?

Preparado para mais um Quiz Somiti? Então vamos falar sobre o uso do torniquete.

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

 

Questão

Você, socorrista de um serviço de pré-hospitalar é chamado para atender um acidente com uma vitima de queda de moto. Ao chegar no local, após certificar segurança da cena e o uso de EPI, faz uma primeira avaliação. Durante a avaliação primaria, observa uma fratura exposta em MID, que mesmo após um curativo compressivo, permanece com sangramento ativo. O que podemos fazer? O torniquete está indicado?

 

A – O torniquete está indicado somente nas situações em que há inconsciência, pois seu uso gera grande pressão nos tecidos e consequentemente muita dor ao paciente.

B – É necessário afrouxar o torniquete a cada 15 minutos com o intuito de perfundir a parte distal do membro, evitando a isquemia prolongada e preservando a viabilidade de recuperação.

C – O torniquete deve ser utilizado imediatamente, sendo a maneira mais eficaz de controle de grandes hemorragias, tornando assim desnecessário a pressão manual direta como manobra inicial.

D – Atualmente o uso do torniquete está indicado em todas as situações de grandes sangramentos em membros em que não houve sucesso com a pressão manual direta.

Comentário

Atualmente o uso do torniquete, seja ele improvisado ou comercial, está indicado em todas as lesões em que nãohouve sucesso com o controle de hemorragia através da pressão direta e curativo oclusivo-compressivo.

O insucesso na pressão manual direta, indica o uso do torniquete logo acima da lesão na tentativa de estancar a hemorragia naquele local, e se ainda assim não houver sucesso, deve-se colocar outro torniquete bem próximo ao primeiro para que se consiga cessar o sangramento.

A pressão exercida deve ser feita para bloquear o fluxo arterial e impedir o pulso distal ou até que haja a cessão do sangramento.

É seguro que este torniquete seja deixado no local de 120 até 150 minutos. Se usado de modo adequado, os torniquetes não apenas são seguros, mas também salvam vidas.

 

Resposta certa

Letra D- Atualmente o uso do torniquete está indicado em todas as situações de grandes sangramentos em membros em que não houve sucesso com a pressão manual direta.

Referência:

NAEMT. Atendimento pré-hospitalar ao traumatizado – PHTLS. 8. ed. São Paulo: Elsevier, 2017. p. 234-35.

 

Gustavo 
Enfermeiro
Especialista em urgência, emergência e atendimento pré-hospitalar;
Especialista em enfermagem intensiva de alta complexidade;
Formação pedagógica para enfermeiros;
Enfermeiro assistencial do SAMU em São João del Rei;
Enfermeiro assistencial do SAMU em Juiz de Fora;
Docente do curso de Medicina do UNIPTAN.

 

 

 

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Estudos
14 de junho de 2018
Quiz #42: Fibrilação Ventricular (FV)

Hoje é o dia da resposta completa do Quiz aqui no Blog! O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva. Hoje a questão é sobre Fibrilação Ventricular (FV). Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas. […]

Notícias
15 de julho de 2015
PESQUISA SOMITI
Notícias
17 de julho de 2020
Confira as recomendações da ABRAMEDE
Notícias
5 de abril de 2018
Dissecção de Aorta e Emergências Vasculares Periféricas são tema de aula