Estudos
QuizSomiti#23: Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)
14 de dezembro de 2017
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC)

Preparado para mais um Quiz Somiti? Então vamos falar de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC).

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Hoje a questão é sobre Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

 

Questão

Sobre a ventilação mecânica assisto-controlada em pacientes portadores de Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), é correto afirmar:

a) Não há necessidade de aplicação da PEEP externa para contrabalançar a auto-PEEP do paciente.

b) No modo VCV, a desinsuflação induzida pela PEEP externa pode ser detectada pela manutenção ou queda da pressão de platô.

c)  A monitorização da mecânica respiratória e da hiperinsuflação pulmonar pode ser realizada ocasionalmente na exacerbação do DPOC.

d)  A programação da frequência respiratória inicial deve ser acima de 20 incursões por minuto.

 

 

Comentário

A aplicação da PEEP externa para contrabalançar a auto-PEEP secundária à

limitação ao fluxo aéreo expiratório como tentativa de desinsuflação pulmonar deve ser realizada com associação de uma monitorização adequada da mecânica respiratória.

Com esse intuito deve ser utilizada a medida da pressão de platô no modo volume controlado (VCV) e o volume expiratório no modo pressão controlada (PCV). No modo VCV, a desinsuflação induzida pela PEEP externa pode ser detectada pela manutenção ou queda da pressão de platô. Se, por outro lado, a pressão de platô aumentar, a PEEP externa pode estar ocasionando hiperinsuflação pulmonar adicional e deve ser reduzida ou retirada. No modo PCV, à medida que se aumenta o valor da PEEP externa, monitora-se o volume corrente exalado. Se este reduzir, está havendo piora da hiperinsuflação e a PEEP externa deverá ser reduzida ou retirada.

Se, por outro lado, o volume corrente exalado aumentar, a PEEP externa está ocasionando desinsuflação pulmonar e pode ser mantida.

A programação da frequência respiratória inicial deve ser entre 8 e 12 incursões por minuto. O volume minuto deve ser ajustado para normalizar o ph arterial, e não a PaCO2.

 

Resposta certa

Letra B – No modo VCV, a desinsuflação induzida pela PEEP externa pode ser detectada pela manutenção ou queda da pressão de platô.

Referência:

  • Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica AMIB E SBPT 2013.

 

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
3 de outubro de 2015
Simulado

O Departamento de Psicologia da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) participou, dia 2 de outubro, no Parque Municipal, em Belo Horizonte, do simulado de acidente com múltiplas vitimas, promovido pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCM MG).  Participaram 200 estudantes de medicina, enfermagem, psicologia e fisioterapia. A cena incluiu um acidente de […]

Datas Comemorativas
9 de dezembro de 2018
A função do fonoaudiólogo na Terapia Intensiva
Notícias
25 de novembro de 2020
Somiti faz aniversário
Notícias
24 de março de 2020
Escola de Saúde Pública abre inscrições para o Curso de Educação em Saúde nas práticas do ACS