Pronto para testar seus conhecimentos sobre a fisiologia da deglutição? Esse é o tema do quiz#8!
Vamos lá?
Questão – fisiologia da deglutição
Dentre as alterações provocadas pela presença de traqueostomia na fisiologia da deglutição podemos citar, exceto:
a) Modificação de resistência do fluxo aéreo;
b) Alteração dos mecanismos de defesa;
c) Disfonia-afonia
d) Impossibilidade de retorno alimentar;
e) Alteração do olfato e paladar
Resolução
A Modificação do fluxo aéreo é pelo fato das vias aéreas superiores serem responsáveis por 80% da resistência aérea total. A traqueostomia reduz o esforço necessário para que sejam realizados os movimentos respiratórios.
As alterações no mecanismo de defesa se devem as alterações no mecanismo da tosse, redução da atividade ciliar e da integridade da mucosa traqueal, resultando em aumento da secreção.
A disfonia-afonia decorre do fato da maior quantidade do fluxo aéreo ser direcionado para dentro da cânula de traqueostomia durante a expiração. O ar residual que passa fora da cânula, pode atingir o nível das pregas vocais, mas frequentemente é insuficiente para produzir voz com qualidade normal.
A presença da traqueostomia não impossibilita o retorno alimentar, mas devido às modificações citadas é necessário acompanhamento fonoaudiológico.
Alteração do olfato e paladar se deve ao redirecionamento do ar para TQT e redução do mesmo para passagem em região de cavidades oral e nasal, onde se encontram os receptores celulares olfatórios e gustativos.
Resposta
Letra d – impossibilidade de retorno alimentar;
Referências
- Gerenciamento fonoaudiológico da Disfagia no paciente critico na Unidade de Terapia Intensiva. Furkim, AM; Barata.L; Duarte ST e Junior, JRN in Disfagias nas Unidades de Terapia Intensiva – Furkim, AM & Rodrigues KA- São Paulo, Roca 2015.
- Disfagia Orofaríngea. Furkim,Santini. Editora Pro fono, 1999. São Paulo.
Mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência! Acesse nosso site e curta a página da Somiti no Facebook.