Dica do Instrutor
Quiz#1: teste seus conhecimentos!
26 de maio de 2017

quiz 1

 

Bem-vindo ao Quiz da Somiti!!

Toda semana o time de instrutores da Somiti vai desafiar você a responder perguntas importantes da prática diária de quem atua ou pretende atuar em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Cenários clínicos, dúvidas teóricas e práticas farão você testar seus conhecimentos em diferentes níveis de dificuldade.

Não deixe de acompanhar as perguntas na nossa página no Facebook, tentando respondê-las antes da resolução completa aqui no blog.

A questão de hoje foi formulada pelo Dr. Leandro de Carvalho, coordenador do cursoFCCS

Vamos começar?

 

Quiz#1:

Um homem de 56 anos é admitido no CTI devido a pneumonia. Ele está entubado, com os seguintes parâmetros de ventilação: assisto-controlada, volume corrente 550 ml, frequência respiratória 12/min, pressão positiva ao final da expiração 5 cmH20, FiO2 1,0. Sinais vitais: temperatura 38,7oC, frequência cardíaca 122/min, frequência respiratória 20/min, pressão arterial 88/46 mmHg, SpO2 97%. Uma linha venosa central e linha arterial são colocadas e foram iniciados antibióticos de largo espectro.

Qual dos seguintes é um indicador clínico de que ele pode se beneficiar de mais ressuscitação com fluidos?

A.    Frequência cardíaca persistentemente maior que 90/min

B.     Elevação passiva das pernas resultando em pelo menos 20% de aumento da pressão arterial sistólica

C.     Débito urinário menor que 0,5 ml/kg/h

D.    Pressão arterial sistólica menor que 90 mmHg

Resolução

A recente revisão do Survival Sepsis Campaign, publicada em 2016 e já incorporada ao curso FCCS, enfatiza a necessidade de uso de métodos dinâmicos de avaliação da volemia para estimar quais pacientes se beneficiam de mais fluidos, após a ressuscitação inicial.
Assim, todos os pacientes com hipoperfusão induzida pela sepse (hipotensão ou lactato > 4 mmol/l) devem receber ao menos 30 ml/kg de cristalóides intravenosos nas primeiras 3 horas. Ainda nesse prazo deve ser medido o lactato, obtidas culturas e administrados antibióticos de largo espectro.
Se após o bolus inicial de fluidos a hipoperfusão permanece (PAM <65 mmHg ou lactato > 4 mmol/l), inicie vasopressores e reavalie a volemia pelos dados clínicos (sinais vitais cardiopulmonares, enchimento capilar, pulso e pele) e por dois dos seguintes:
  1. Pressão venosa central (ou variação da PVC com teste volêmico)
  2. Medida de saturação venosa central de oxigênio (SvO2)
  3. Ultrassonografia de beira de leito
  4. Avaliação dinâmica de responsividade a fluidos com elevação passiva das pernas ou provas de fluidos.
Essa reavaliação deve ser completada em até 6 horas após a avaliação inicial do paciente.
RESPOSTA:

A resposta será então: letra B.  “Elevação passiva das pernas resultando em pelo menos 20% de aumento da pressão arterial sistólica”

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
25 de novembro de 2020
Somiti faz aniversário

Em 24 de novembro de 1980 reuniram-se, no Centro de Estudos do Hospital Felício Rocho, os médicos Ildeu Batista de Oliveira, José Augusto Peixoto Guimarães, José Luiz de Amorim Ratton, Luiz Gonzaga Vaz Coelho, Newton Pereira de Mendonça Procópio, Sérgio Luiz de Lima, Raimundo Antônio de Melo e Valmy Lessa Couto Filho para fundarem a […]

Notícias
23 de março de 2021
Nota Oficial AMB falta de medicamentos
Estudos
15 de maio de 2020
Saiba mais sobre acessos vasculares periféricos
Notícias
19 de fevereiro de 2020
Diretrizes de Sepse Pediátrica do Survival Sepsis Campaign são lançadas no Critical Care Congress