Dica do Instrutor
Quiz#1: teste seus conhecimentos!
26 de maio de 2017

quiz 1

 

Bem-vindo ao Quiz da Somiti!!

Toda semana o time de instrutores da Somiti vai desafiar você a responder perguntas importantes da prática diária de quem atua ou pretende atuar em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Cenários clínicos, dúvidas teóricas e práticas farão você testar seus conhecimentos em diferentes níveis de dificuldade.

Não deixe de acompanhar as perguntas na nossa página no Facebook, tentando respondê-las antes da resolução completa aqui no blog.

A questão de hoje foi formulada pelo Dr. Leandro de Carvalho, coordenador do cursoFCCS

Vamos começar?

 

Quiz#1:

Um homem de 56 anos é admitido no CTI devido a pneumonia. Ele está entubado, com os seguintes parâmetros de ventilação: assisto-controlada, volume corrente 550 ml, frequência respiratória 12/min, pressão positiva ao final da expiração 5 cmH20, FiO2 1,0. Sinais vitais: temperatura 38,7oC, frequência cardíaca 122/min, frequência respiratória 20/min, pressão arterial 88/46 mmHg, SpO2 97%. Uma linha venosa central e linha arterial são colocadas e foram iniciados antibióticos de largo espectro.

Qual dos seguintes é um indicador clínico de que ele pode se beneficiar de mais ressuscitação com fluidos?

A.    Frequência cardíaca persistentemente maior que 90/min

B.     Elevação passiva das pernas resultando em pelo menos 20% de aumento da pressão arterial sistólica

C.     Débito urinário menor que 0,5 ml/kg/h

D.    Pressão arterial sistólica menor que 90 mmHg

Resolução

A recente revisão do Survival Sepsis Campaign, publicada em 2016 e já incorporada ao curso FCCS, enfatiza a necessidade de uso de métodos dinâmicos de avaliação da volemia para estimar quais pacientes se beneficiam de mais fluidos, após a ressuscitação inicial.
Assim, todos os pacientes com hipoperfusão induzida pela sepse (hipotensão ou lactato > 4 mmol/l) devem receber ao menos 30 ml/kg de cristalóides intravenosos nas primeiras 3 horas. Ainda nesse prazo deve ser medido o lactato, obtidas culturas e administrados antibióticos de largo espectro.
Se após o bolus inicial de fluidos a hipoperfusão permanece (PAM <65 mmHg ou lactato > 4 mmol/l), inicie vasopressores e reavalie a volemia pelos dados clínicos (sinais vitais cardiopulmonares, enchimento capilar, pulso e pele) e por dois dos seguintes:
  1. Pressão venosa central (ou variação da PVC com teste volêmico)
  2. Medida de saturação venosa central de oxigênio (SvO2)
  3. Ultrassonografia de beira de leito
  4. Avaliação dinâmica de responsividade a fluidos com elevação passiva das pernas ou provas de fluidos.
Essa reavaliação deve ser completada em até 6 horas após a avaliação inicial do paciente.
RESPOSTA:

A resposta será então: letra B.  “Elevação passiva das pernas resultando em pelo menos 20% de aumento da pressão arterial sistólica”

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

PCR
25 de agosto de 2021
Suporte Avançado de Vida em Cardiologia

Conhecimento que faz diferença A sobrevida de um paciente que tem uma parada cardiorrespiratória (PCR) em ambiente hospitalar ou extra-hospitalar está diretamente relacionada ao reconhecimento precoce da condição, o início das manobras de ressuscitação o mais precoce possível, seja por leigo ou profissional da área, e a desfibrilação precoce. Para tanto, é de extrema importância […]

Notícias
5 de março de 2020
Presidente da Somiti é o único brasileiro a participar de publicação internacional
Geral
14 de março de 2019
Quiz #71: Sono dos pacientes gravemente doentes
Notícias
4 de janeiro de 2016
Residência Médica em Medicina de Emergência