Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre oxigenioterapia no paciente com suspeita/confirmação de COVID-19.
Para explicar sobre o assunto, convidamos Juliana Doro. Ela é fisioterapeuta assistencial da equipe de fisioterapia do Hospital Vila da Serra; responsável pelo Departamento de Fisioterapia da Somiti; e instrutora da Somiti.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Vamos lá?
Questão
E m relação ao uso de oxigenioterapia no paciente com suspeita/confirmação de COVID-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere algumas recomendações para o início da terapia.
Assinale a alternativa correta:
A) Deve ser instalada oxigenioterapia por macronebulização, com fluxos de 1 a 4L/min, a fim de evitar disseminação de aerossóis e aumento do risco de contaminação da equipe assistencial.
B) Deve ser instalada cânulas nasais com fluxos de até 4 L/min, se a SpO2 ≤ 92%, garantindo uma saturação alvo entre 92 a 96%, sem utilização de umidificação.
C) Deve ser instalada oxigenioterapia através da máscara de Venturi, com fluxos até 15L/min e FiO2 fixa, pois esta interface previne a disseminação de aerossóis.
D) Deve ser instalada oxigenioterapia por máscara facial com reservatório, com fluxos acima de 15L/min, com SpO2 alvo de 90 a 99%.
Resposta certa
Letra B: Deve ser instalada cânulas nasais com fluxos de até 4 L/min, se a SpO2 ≤ 92%, garantindo uma saturação alvo entre 92 a 96%, sem utilização de umidificação.
Comentário
Na insuficiência respiratória hipoxêmica associada à COVID-19, a OMS recomenda a administração de oxigenoterapia suplementar se SpO2 < 92%, uma vez que, no doente crítico, a hipóxia se associa a piores resultados.
A oxigenoterapia convencional deve ser administrada inicialmente por óculos nasais.
Não é necessária umidificação para fluxos de oxigênio < 4 L/min, sendo que utilização de umidificadores de bolha com fluxo de oxigênio ≥ 5L/min produz potencialmente aerossóis com risco de transmissão de microrganismos.
Referências
World Health Organization. Clinical management of severe acute respiratory infection when Novel coronavirus (2019-nCoV) infection is suspected: Interim Guidance. 2020.
Mermilliod G, Hansen P, Salemi C. Prolonged, multipatient use of oxygen humidifier bottles. Infect Control Hosp Epidemiol. 1994;15(2):70-1.
Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.