Quiz Somiti
Quiz #104: oxigenioterapia no paciente com suspeita/confirmação de COVID-19
23 de abril de 2020

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre oxigenioterapia no paciente com suspeita/confirmação de COVID-19.

Para explicar sobre o assunto, convidamos Juliana Doro. Ela é fisioterapeuta assistencial da equipe de fisioterapia do Hospital Vila da Serra; responsável pelo Departamento de Fisioterapia da Somiti; e instrutora da Somiti.

Quiz 104

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Vamos lá?

Questão

E m relação ao uso de oxigenioterapia no paciente com suspeita/confirmação de COVID-19, a Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere algumas recomendações para o início da terapia.

Assinale a alternativa correta:

A) Deve ser instalada oxigenioterapia por macronebulização, com fluxos de 1 a 4L/min, a fim de evitar disseminação de aerossóis e aumento do risco de contaminação da equipe assistencial.

B) Deve ser instalada cânulas nasais com fluxos de até 4 L/min, se a SpO2 ≤ 92%, garantindo uma saturação alvo entre 92 a 96%, sem utilização de umidificação.

C) Deve ser instalada oxigenioterapia através da máscara de Venturi, com fluxos até 15L/min e FiO2 fixa, pois esta interface previne a disseminação de aerossóis.

D) Deve ser instalada oxigenioterapia por máscara facial com reservatório, com fluxos acima de 15L/min, com SpO2 alvo de 90 a 99%.

Resposta certa

Letra B: Deve ser instalada cânulas nasais com fluxos de até 4 L/min, se a SpO2 ≤ 92%, garantindo uma saturação alvo entre 92 a 96%, sem utilização de umidificação.

Comentário

Na insuficiência respiratória hipoxêmica associada à COVID-19, a OMS recomenda a administração de oxigenoterapia suplementar se SpO2 < 92%, uma vez que, no doente crítico, a hipóxia se associa a piores resultados.

A oxigenoterapia convencional deve ser administrada inicialmente por óculos nasais.

Não é necessária umidificação para fluxos de oxigênio < 4 L/min, sendo que utilização de umidificadores de bolha com fluxo de oxigênio ≥ 5L/min produz potencialmente aerossóis com risco de transmissão de microrganismos.

Referências

World Health Organization. Clinical management of severe acute respiratory infection when Novel coronavirus (2019-nCoV) infection is suspected: Interim Guidance. 2020.

Mermilliod G, Hansen P, Salemi C. Prolonged, multipatient use of oxygen humidifier bottles. Infect Control Hosp Epidemiol. 1994;15(2):70-1.

Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
7 de junho de 2017
Reunião define Jornada

Dia 1º de junho (2017) aconteceu, em Uberlândia, reunião para definição da 12ª Jornada de Integração Somiti – Regional Triângulo Mineiro e  8ª Jornada Integração Abramede/MG – Regional Triângulo Mineiro. Participaram os médicos Cidamaia Aparecida Arantes, Hudson Gomes Pires e Raelson de Lima Batista (foto esq. p/ dir). Os eventos acontecem dias 20 e 21 […]

Notícias
12 de fevereiro de 2019
Cremi retorna com tema sepse
Notícias
19 de março de 2020
American Heart Association sugere mudanças dos procedimentos de segurança para os cursos
Notícias
10 de novembro de 2016
10 de novembro: Dia do Intensivista