Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre ECG na prática/SAVI.
Para explicar sobre o assunto, convidamos a Dr. Maria Aparecida Braga. Ela é coordenadora de cursos da Somiti; cardiologista; intensivista; MBA em gestão de negócios pela Fundação Getúlio Vargas; e doutora em medicina pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Vamos lá?
Questão
Uma das principais alterações cardiovasculares na Covid-19 são as arritmias. Pelas características das comorbidades apresentadas pelos pacientes e uso de medicações, estas se relacionam muitas vezes com QT longo adquirido. Com relação ao QT longo adquirido, podemos afirmar:
A) O intervalo QT relaciona-se de forma diretamente proporcional com a frequência cardíaca.
B) As fórmulas utilizadas para cálculo do QT corrigido em geral subestimam a duração da repolarização nas taquicardias e superestimam nas bradicardias.
C) Pacientes com um episódio de torsades de points devem ser medicados com sulfato de magnésio IV, correção de distúrbios hidroeletrolíticos, suspensão de medicamentos que possam aumentar o intervalo QT e isoproterenol.
D) De acordo com a American Heart Association (AHA), o QT longo corrigido é definido como QTc > 470ms em homens e mulheres pré-puberdade e > 480 em mulheres após a puberdade.
Resposta correta
Letra D: De acordo com a American Heart Association (AHA), o QT longo corrigido é definido como QTc > 470ms em homens e mulheres pré-puberdade e > 480 em mulheres após a puberdade.
Comentário
A diretriz AHA/ACCF 2010 sugere que o QTc além do percentil 99 deva ser considerado anormalmente elevado. Isso corresponde a valores de QTc > 470ms em homens e mulheres pré-puberdade e > 480 em mulheres após a puberdade.
O intervalo QT relaciona-se de forma inversamente proporcional com a frequência cardíaca, como demonstrado na fórmula QTc = QTe dividido pela raiz quadrada do intervalo R-R. Assim, as fórmulas utilizadas para cálculo do QT corrigido em geral superestimam a duração da repolarização nas taquicardias e subestimam nas bradicardias.
Pacientes estáveis com um episódio de torsade de points devem ser medicados com sulfato de magnésio IV, correção de distúrbios hidroeletrolíticos, suspensão de medicamentos que possam aumentar o intervalo QT e devem ser monitorizados de forma contínua até a normalização do intervalo QTc.
Medidas para aumentar a frequência cardíaca e tentar abolir a arritmia, como uso de isoproterenol ou marca-passo devem ser reservadas para pacientes estáveis com paroxismos múltiplos da taquicardia.
Referências
Curso ECG na Prática e curso SAVI.
Drew BJ, SAckerman MJ, Funk M, et al. Prevention of torsade de pointes in hospital settings: a scientific statement from the American Heart Association and the American College of Cardiology Foundation. Circulation 2010; 121:1047.
Funck-Brentano C, Jaillon P. Rate-corrected QT interval: techiniques and limitations. Am J Cardiol 1993; 72:17B
Roden DM, Harrington RA, Poppas A, Russo AM. Considerations for Drug
Interactions on QTc in Exploratory COVID-19 Treatment. Circulation
2020.
Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.