13 de setembro é o Dia Mundial da Sepse, data criada para alertar a todos sobre a síndrome que mata uma pessoa a cada segundo no mundo. No Brasil, a Sepse é a principal causa de óbitos registrados nas UTIs e apresenta uma taxa de mortalidade acima de 50%.
Neste ano, Somiti e Abramede-MG se uniram no combate à sepse através da promoção de palestras e distribuição de materiais informativos sobre a doença na Semana do Combate à Sepse.
O Quiz dessa semana não poderia ter outro tema. Você está preparado para o atendimento da sepse?
Teste seus conhecimentos sobre o assunto com o QuizSomiti#13.
Questão – Dia Mundial da Sepse
As principais ações no manejo inicial da sepse que tem impacto na redução da mortalidade incluem, exceto:
a) Reconhecimento rápido do paciente séptico
b) Ressuscitação precoce com fluidos
c) Coleta de culturas, antibioticoterapia e controle do foco infeccioso quando presente
d) Prescrição de noradrenalina quando necessário para manter pressão arterial média em 90mmHg
Resolução
As principais ações no manejo inicial da sepse que tem impacto na redução da mortalidade incluem o reconhecimento rápido do paciente séptico, a ressuscitação precoce com fluidos, coleta de culturas, antibioticoterapia, controle do foco infeccioso, quando presente, e a prescrição de noradrenalina,
quando necessário, para manter pressão arterial media em 65mmHg.
Nos últimos anos vários e importantes estudos concluíram que a terapia precoce guiada por metas não confere benefícios na redução da mortalidade, quando comparada à avaliação clínica de manuseio sem protocolo guiado por metas.
Na verdade, o protocolo guiado por metas aumenta a utilização de recursos, elevando os custos econômicos.
Resposta
Letra D – prescrição de noradrenalina quando necessário para manter pressão arterial media em 90 mmHg.
Referências
- NAOMI P. et al. Guidelines for the prevention of intravascular catheter-related infections 2011. Healthcare Infection Control Practices Advisory Committee Disponível em: <http://www.cdc.gov/hicpac/pdf/guidelines/bsi-guidelines-2011.pdf>.
- WISPLINGHOFF, H. et al. Nosocomial bloodstream infections in US hospitals: analysis of 24,179 cases from a prospective nationwide surveillance study. Clin. Infect. Dis., v.39, p.309-317, 2004.
Mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência! Acesse nosso site e curta a página da Somiti no Facebook.