Geral
Quiz #112: infecções causadas por Clostridium difficile
20 de agosto de 2020

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre infecções causadas por Clostridium difficile.

Para explicar sobre o assunto, convidamos a Dra. Maria Aparecida Braga. Ela é coordenadora de cursos da Somiti; cardiologista; intensivista; MBA em gestão de negócios pela Fundação Getúlio Vargas; e doutora em medicina pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Somiti – Quiz #112

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Vamos lá?

Questão

Clostridium difficile é um bacilo gram positivo aeróbico encontrado na flora do cólon. Este bacilo pode produzir 2 toxinas, A e B, responsáveis pela sintomatologia das doenças que pode provocar.

De acordo com a virulência, o espectro da doença varia entre diarreia infecciosa a pancolite.

Com relação ao tratamento das infecções causadas pelo Clostridium difficile, podemos afirmar:

A) O objetivo terapêutico na diarreia e colite causadas por Clostridium difficile é promover uma elevada concentração de antimicrobiano na luz do cólon através do uso da vancomicina oral.

B) A dose de 125mg de vancomicina oral é adequada para a maioria dos casos de diarreia causada por Clostridium difficile.

C) Metronidazol é o antimicrobiano de primeira escolha para tratamento de diarreia causada por Clostridium difficile.

D) A eficiência da vancomicina oral depende da dose e da frequência de administração.

Resposta

Letra D: A eficiência da vancomicina oral depende da dose e da frequência de administração.

Comentário – Clostridiumdifficile

O objetivo terapêutico na diarreia infecciosa causada por Clostridium difficile é prover uma elevada concentração intraluminal do antibiótico. A droga mais indicada nessa situação é a vancomicina oral, que, por não penetrar na mucosa colônica, não causa danos adicionais ao paciente gravemente enfermo e não causa resistência, uma vez que não é absorvida.

Já o uso do metronidazol está relacionado à resistência crescente. A eficiência da vancomicina oral depende da dose e da frequência de administração. A dose mínima é de 125mg a cada 6 horas, entretanto a dose de 250mg a cada 6 horas é mais efetiva.

Independente da melhora clínica, o tratamento deve permanecer por 10 dias. A velocidade de resolução da diarreia é também dose dependente e, por isso, tem implicações no tempo de permanência e nos custos econômicos. Uma abordagem efetiva seria iniciar vancomicina oral 250mg a cada 6 horas e observar a redução das evacuações diarreicas após 3 dias de tratamento.

Se a diarreia persistir, devemos aumentar a dose para 500mg a cada 6 horas. Se ainda assim não houver resposta, a possibilidade de colite deve ser descartada. Se colite confirmada, a associação com metronidazol está indicada.

O metronidazol oral é absorvido pela mucosa colônica, resultando em baixas concentrações na luz do cólon. Assim, o metronidazol é efetivo no tratamento da colite, mas não tão efetivo para tratar a diarreia infecciosa.

Referências – Clostridiumdifficile

SAVI – Suporte Avançado de Vida em Infectologia

Prechter F, Katzer K, Bauer M, Stallmach A. Sleeping with the enemy: Clostridium difficile infection in the intensive care unit. Crit Care 2017; 21:260.

Nelson RL, Suda KJ, Evans CT. Antibiotic treatment for C. difficile-associated diarrhea in adults. Cochrane Database Syst Ver 2017;3:CD004610

Barking JA. Sussman DA, Fifadara N, Barkin JS. Clostridium difficile infection and patient-specific antimicrobial resistance testing reveals a high metronidazole resistance rate. Dig Dis Sci 2017; 62:1035-1042. Yassin SF, Young-Fadok TM, Zein NN, et al. Clostridium difficile associated diarrhea and colitis. Mayo Clin Proc 2001; 76:725-730.

Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Geral
19 de março de 2020
Quiz #100: COVID-19 (coronavírus)

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre COVID-19. Para explicar sobre o assunto, convidamos Dr. Leandro Braz. Ele é Médico Intensivista e Anestesiologista, Membro do Comitê do Programa FCCS – Society of Critical Care Medicine e Instrutor do FCCS, ACLS, PVMA na Somiti. O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre […]

Notícias
7 de janeiro de 2019
Uso indiscriminado de antibióticos preocupa entidades
Notícias
25 de março de 2020
AMIB se posiciona em relação ao pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro
Eventos
22 de março de 2017
A importância da especialidade Medicina de Emergência