Geral
Quiz #81: Tratamentos Farmacológicos
13 de julho de 2019

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar de Tratamentos Farmacológicos

Para falar de Tratamentos Farmacológicos , convidamos Maria Aparecida Braga

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1982, especializou-se em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina Intensiva, Medicina de Emergência, Nutrologia e Gestão em saúde. É Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, Master in Business Administration em Gestão de Saúde e Master in Business Administration em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas. Maria Aparecida também é Coordenadora de Cursos da American Heart Association para Sociedade Mineira de Terapia Intensiva.

tratamentos farmacológicos

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

Vamos lá?

Questão

Vera, 38 anos, com história de asma brônquica sem aderência ao tratamento é atendida no pronto socorro agitada , com quadro de  dispneia e uso da musculatura acessória durante inspiração e expiração e frequência respiratória de 32 incursões respiratórias por minuto. À ausculta apresenta sibilos expiratórios difusos. Qual dos seguintes tratamentos farmacológicos deve ser iniciado?

A. N-acetilcisteína

B. Epinefrina racêmica por aerossol

C. Furosemida

D. Beta-agonista inalatório

Resposta certa

Letra D: Beta-agonista inalatório

Comentário

Trata-se de um quadro de exacerbação grave da asma brônquica. Os princípios do tratamento apoiam-se no tripé oxigenioterapia, para manter saturação de O2 ≥ 92%, broncodilatadores (beta-agonistas associados a agentes anticolinérgicos) e corticóides sistêmicos, utilizados por via oral ou parenteral de acordo com a condição clínica do paciente. Nos casos refratários podemos associar sulfato de magnésio na dose de 1,2 – 2g diluídos em 100 ml de Soro Fisiológico 0,9%, administrados endovenoso em 30 minutos.

Referência

Curso TEFE – Terapia Farmacológica na Emergência

O curso TEFE foi desenvolvido para propiciar aos profissionais de saúde as bases farmacológicas das medicações utilizadas na emergência, objetivando o seu uso seguro e reduzindo os erros relacionados. Curso teórico-prático com estudos de casos através de simulações realísticas.

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursosCom a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
3 de setembro de 2015
Eleições Biênio 2016/2017

Dia três de setembro, os representantes da Comissão Eleitoral da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti), Marco Antônio Soares Reis e Waldemar Henrique Fernal, se reuniram na sede da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG) para análise da regularidade das chapas inscritas no processo eleitoral da entidade. Foram inscritas duas chapas: ‘Experiência e Integração’ e […]

Notícias
24 de agosto de 2022
“Santa Causa”: campanha de financiamento coletivo da Santa Casa BH busca reabrir 50 leitos de CTI atingidos por incêndio
Notícias
25 de março de 2019
Núcleo de Reanimação Cardiopulmonar da Uniube tem apoio da Somiti
Notícias
23 de março de 2021
Nota Oficial AMB falta de medicamentos