Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar de Choque séptico.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?

Pra falar de Emergências Clínicas, convidamos Dra Maria Aparecida Braga.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1982, especializou-se em Clínica Médica, Cardiologia, Medicina Intensiva, Medicina de Emergência, Nutrologia e Gestão em saúde. É Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, Master in Business Administration em Gestão de Saúde e Master in Business Administration em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.
Questão
O Choque séptico é um choque distributivo e apresenta as seguintes características:
a) Débito cardíaco aumentado, pressão venosa jugular diminuída, resistência vascular sistêmica aumentada e vasodilatação
b) Débito cardíaco diminuído, pressão venosa jugular diminuída, resistência vascular sistêmica diminuída e vasodilatação
c) Débito cardíaco diminuído, pressão venosa jugular diminuída, resistência vascular sistêmica elevada e vasoconstrição
d) Débito cardíaco aumentado, pressão venosa jugular diminuída, resistência vascular sistêmica baixa e coexistência de áreas de vasodilatação e vasoconstricção
e) Débito cardíaco aumentado, pressão venosa jugular diminuída, resistência vascular sistêmica aumentada e vasoconstrição
Comentário
O choque caracteriza-se por hipoperfusão tecidual sistêmica o que determina redução da oferta de oxigênio aos tecidos. O consequente desequilíbrio entre oferta e consumo de oxigênio gera alterações bioquímicas rapidamente progressivas.
Os efeitos da oferta insuficiente de oxigênio são inicialmente reversíveis, porém a sua manutenção resulta em morte celular, lesões em órgãos-alvo, falência de múltiplos órgãos e morte.
Os estados hemodinâmicos de choque são classificados em hipovolêmico, cardiogênico, obstrutivo e distributivo. O choque distributivo inclui o choque anafilático, o choque neurogênico e o choque séptico. Diferentes padrões de choque podem coexistir.
Nas fases iniciais o choque séptico caracteriza-se por intensa redução da resistência vascular sistêmica, redução da pressão venosa jugular, coexistência de áreas de vasodilatação e vasoconstricção e débito cardíaco aumentado.
Resposta certa
Letra D – Débito cardíaco aumentado, pressão venosa jugular diminuída, resistência vascular sistêmica baixa e coexistência de áreas de vasodilatação e vasoconstricção
Referência:
Curso SAVI – Suporte Avançado de Vida em Infectologia
O SAVI – Suporte Avançado de Vida em Infectologia é
um curso teórico-prático com estudos de casos através de simulações realísticas, desenvolvido para propiciar aos emergencistas, intensivistas, hospitalistas e membros das equipes de CCIH educação avançada em ambiente de simulação realística.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
