Estudos
Quiz #62: SEPSE
29 de novembro de 2018

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar de Sepse em um cenário de uma paciente grávida com infecção.

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

Vamos lá?

Quiz #62: SEPSE

Quiz #62: SEPSE

 

 

Pra falar de Emergências Clínicas, convidamos o Dr. Leandro Braz de Carvalho. 

Dr. Leandro é Médico Intensivista e Anestesiologista, Coordenador dos Cursos FCCS, PFCCS e FCCS Obstétrico – Somiti e Membro do Comitê do Programa FCCS – Society of Critical Care Medicine.

 

Questão

Em uma paciente grávida com infecção, qual dos critérios abaixo pode indicar a presença de sepse?

a) Pressão arterial média < 70 mmHg

b) Contagem de plaquetas reduzida em 10%

c) Creatinina sérica < 0,6 mg/dl.

d) Frequência respiratória > 22/min

Comentário

Os critérios clínicos propostos para as definições da sepse (Sepsis-3) não foram validados na população obstétrica.

Algumas das alterações fisiológicas da gravidez dificultam a determinação do escore padrão de Avaliação Sequencial de Disfunção de Órgãos (relacionada à Sepse) (SOFA), que utiliza a relação PaO2 / FiO2, contagem de plaquetas, bilirrubina, pressão arterial média (PAM), escore de coma de Glasgow e nível de creatinina sérica.

A pressão arterial normalmente diminui durante a gravidez, e uma PAM <70 mmHg poderia criar um resultado falso-positivo.

Da mesma forma, a contagem de plaquetas pode diminuir em aproximadamente 10% em uma gravidez normal (mais provavelmente no terceiro trimestre) e pode levar a um escore SOFA mais alto se uma contagem recente não estiver disponível.

O componente renal do escore SOFA também não reflete a função renal na gravidez, onde a creatinina sérica deve ser < 0,6 mg/dl devido ao aumento da taxa de filtração glomerular; portanto, o escore SOFA “normal” de 1,2 mg/dl pode muito bem representar um decréscimo de 50% na função renal normal devido à sepse.

Uma preocupação adicional com o uso do escore SOFA para um diagnóstico de sepse é que o teste laboratorial requerido pode não estar disponível em muitas áreas do mundo.

O consenso Sepsis-3 também sugeriu o escore Quick SOFA (qSOFA) como uma ferramenta de triagem para identificar pacientes adultos com suspeita de infecção que provavelmente terão resultados ruins.

O qSOFA indica 1 ponto para qualquer um dos seguintes: taxa respiratória > 22 respirações/min, alteração do estado mental e pressão arterial sistólica < 100 mmHg. Uma pontuação de 2 ou maior pode ser usada para solicitar avaliação adicional.

Embora nenhum teste laboratorial seja necessário para aplicar essa pontuação, o qSOFA também não leva em conta as alterações fisiológicas da gravidez. O estado mental não é alterado pela gravidez e a taxa respiratória é pouco alterada, exceto durante o trabalho de parto.

No entanto, um ponto de corte da pressão arterial sistólica de 100 mm Hg pode criar uma alta taxa de falso-positivo.

Um ponto de corte na faixa de 88 a 90 mmHg seria responsável por dois desvios padrão abaixo da média da gravidez normal e, portanto, poderia ser mais útil, embora não tenha sido formalmente testado.

 

 

Resposta certa

Letra  d) Frequência respiratória > 22/min

 

Referência:

  • Fundamental Critical Care Support: Obstetrics- SCCM, 2017
  • Fundamental Critical Care Support – 6th edition- SCCM, 2017

 

 

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

 

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
25 de setembro de 2018
Odontologia integra equipe multiprofissional

Dia 25 de setembro, quem ministrou a aula do Curso para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva (Cremi) foi a coordenadora do departamento de Odontologia da Somiti, Alessandra Figueiredo de Souza. A odontologia foi reconhecida como atividade imprescindível no atendimento aos pacientes internados em UTI’s, em 2010. A decisão que consta da Resolução nº 7 […]

Notícias
20 de março de 2017
Parceria em eventos
Notícias
29 de março de 2018
Reunião de Voluntários Somiti 2018
Notícias
5 de abril de 2018
Dissecção de Aorta e Emergências Vasculares Periféricas são tema de aula