Estudos
Quiz #58: Hiperventilação
18 de outubro de 2018

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar de hiperventilação e teremos como cenário uma situação pré-hospitalar.

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

Vamos lá?

Quiz #58: Hiperventilação

Quiz #58: Hiperventilação

Pra falar de hiperventilação, convidamos Felipe Henrique Margoti.

Felipe Margoti é enfermeiro, Pós graduado em urgência, emergência e trauma, Aperfeiçoamento em Formação Pedagógica, Enfermeiro Urgência e Emergência SAMU BH, Enfermeiro Urgência e Emergência Pronto Socorro HC UFMG, além de Instrutor na SOMITI nos cursos ECTE e ACLS.

 

Questão

Após colisão moto x caminhão o motociclista de 26 anos se apresenta glasgow 3 sendo entubado por não proteger via área. Durante o deslocamento para o hospital foi observado anisocória e a tríade de cushing (hipertensão arterial, bradicardia e alterações respiratórias).

Diante dessa situação no pré-hospitalar a frequência ventilatória adequada para uma hiperventilação leve afim de manter uma etco2 entre 30 e 35 mmhg é:

a) 15 por minuto

b) 12 por minuto

c) Acima de 30 por minuto

d) 20 por minuto

 

 

Comentário

A hiperventilação de um doente de modo controlado pode ser considerada na circunstância específica de sinais de herniação.

Estes sinais incluempupilas assimétricas, dilatadas e não reativas, postura estendida ou nenhuma resposta no exame motor, ou deterioração neurológica definida como uma diminuição na escala de coma de glagow de mais de 2 pontos cujo glasgow era 8 ou menos.

Nesses casos, a hiperventilação média controlada em campo pode ser realizada durante a fase pré-hospitalar do atendimento. Hiperventilação leve é definida como etco2 de 30 a 35 mmhg conforme medido pela capnografia ou pelo controle cuidadoso da frequência respiratória (20 respirações/minuto para adultos, 25 respirações/minuto para crianças e 30 respirações/minutos para lactentes com menos de 1 ano de idade).

 

 

Resposta certa

Letra D – 20 por minuto

 

Referência:

PHTLS – Atendimento Pré-hospitalar Traumatizado – oitava edição. (National Association of Emergency Medical Technicians, 2017; p. 281.).

 

 

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

 

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Geral
2 de maio de 2019
Emergências Hipertensivas: definição e cuidados necessários

As emergências hipertensivas podem ser definidas como hipertensão grave com sinais de comprometimento de órgãos-alvo ou sistemas (cérebro, sistema cardiovascular e rins). Nas emergências hipertensivas, proceder a investigação clínica de acordo com o sistema é fundamental. Quando o sistema afetado é o renal, deve-se observar a redução do volume urinário, edema, hematúria e disúria. Deve-se […]

Notícias
29 de outubro de 2015
VI Fórum de Defesa Profissional
Dica do Instrutor
28 de junho de 2019
10 fatos sobre o desmame da ventilação mecânica
Notícias
17 de março de 2020
Instrutor da Somiti publica estudo sobre transmissão e impacto do COVID-19 na Região Metropolitana de Belo Horizonte