É hora de testar os seus conhecimentos!
O Quiz é uma ótima oportunidade para não só testar os seus conhecimentos, como agregar maior valor aos seus aprendizados e experiência profissional, colaborando para um melhor acolhimento de seus paciente e eficiência no serviço que você realiza do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?
Para tratar dessa temática, convidamos a Drª. Maria Aparecida Braga.
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora em 1982, especializou-se em
Clínica Médica, Cardiologia, Medicina Intensiva, Medicina de Emergência, Nutrologia e Gestão em saúde. É Doutora em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, Master in Business Administration em Gestão de Saúde e Master in Business Administration em Gestão de Negócios pela Fundação Getúlio Vargas.
Questão
Mulher de 58 anos atendida no PA com calafrios, febre, mialgia, dor abdominal difusa. Havia realizado tamponamento nasal há 3 dias para controle de epistaxe.
Ao exame físico apresenta FR: 32, FC: 130, PA: 80/40mmHG e erupção eritematosa pálida edemaciada e difusa na pele.
Qual conduta abaixo é a mais adequada?
a) Obter acesso intravenoso, administrar transfusão de sangue, deixar o tamponamento nasal no local por provável coagulação intravascular disseminada e internar a paciente;
b) Obter acesso intravenoso, realizar ressuscitação com fluidos, administrar epinefrina para anafilaxia e internar a paciente;
c) Obter acesso venoso, realizar ressuscitação com fluidos, administrar antibiótico intravenoso, remover o tamponamento nasal e internar a paciente
d) Solicitar uma tomografia para avaliar o abdome;
e) Orientar a paciente que ela tem uma sinusite e um exantema viral e proceder a alta.
Comentário
A apresentação é característica da síndrome de choque tóxico. As causas podem relacionar-se ao uso de tampões altamente absorventes durante menstruações, feridas infectadas, mastites, infecções respiratórias, enterocolite, tampões nasais. Estes associam-se às invasões por S. aureus que determinam erupções cutâneas denominadas eritrodermas.
Dor abdominal difusa é característica da doença e embora possa ser necessária investigação abdominal posterior, dependendo da evolução do quadro, não é exame que deva ser realizado de imediato.
O curativo nasal é o foco provável da infecção e deve ser imediatamente retirado a despeito da possibilidade de sangramento.
Resposta certa
Letra c – Obter acesso venoso, realizar ressuscitação com fluidos, administrar antibiótico intravenoso, remover o tamponamento nasal e internar a paciente
Referência:
Tintinalli – Emergências Médicas 2015; Ed. Revinter.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.