Pronto para testar os seus conhecimentos? Hoje vamos falar de Hemorragia intraparenquimatosa (HIP).
Pra falar de Hemorragia intraparenquimatosa, convidamos Gabriela Grant Magalhães Peixoto.
Graduada pelo Centro Universitário Izabela Hendrix (2007); pós graduada em terapia intensiva, trauma, urgência e emergência (2011); instrutora da Somiti
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?
Questão
Os pacientes com hemorragia intraparenquimatosa (HIP), encontram-se em condição grave ou potencialmente grave. As principais recomendações para este paciente estão nas questões abaixo, exceto:
a) Crises epiléticas devem ser tratadas com drogas antiepiléticas (DAE), porém não é recomendado o uso de DAE na profilaxia primária.
b) Manter a normoglicemia (glicemia < 140 mg/dl)
c) Manter a hipertemia
d) Não utilizar corticóides
Comentário
Sabe se que no caso de paciente neurológico deve se conduzir muito bem os valores de temperatura corporal a nível central, com uso de termômetros internos (esofágico ou retal).
O objetivo maior em manter a temperatura a níveis normais seria para não aumentar o metabolismo, fazendo com que não haja gasto de energia a nível cerebral.
Resposta certa
Letra c: Manter a hipertemia
Referência:
GOIS ET.AL. EMERGÊNCIAS MÉDICAS. Rio de Janeiro: Atheneu, 2017
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.