Estudos
Quiz #47: Psicologia
19 de julho de 2018

Hoje é o dia de testar os seus conhecimentos e aprender com a resposta completa do Quiz aqui no Blog!

Para falar sobre psicologia e comentar a questão do nosso quiz, convidamos a psicóloga Tárcia Dutra.

Tárcia é Psicóloga Clínica. Especialista em Psicologia Hospitalar e em Gestão Pública. Coordenadora do Departamento de Psicologia da Somiti. Membro da Abramede. Psicóloga no Núcleo de Ensino e Pesquisa do Hospital João XXIII-Fhemig. Experiência com terapia intensiva neonatal, pediátrica e adulto, bem como situações de crise e emergência.

 

Quiz #47: Psicologia

Quiz #47: Psicologia

 

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Hoje a questão é sobre Psicologia. Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

 

Questão

Nas unidades de terapia intensiva, a comunicação é um elemento fundamental para interação da equipe com familiares e pacientes. Assinale a alternativa INCORRETA:

a) Nas Unidades de Tratamento Intensivo (UTI), diversos pacientes podem ter alguma limitação na sua comunicação com a equipe e seus familiares. Geralmente, estão intubados, traqueostomizados ou podem apresentar condições clínicas que dificultam a expressão oral, mesmo que sua consciência esteja preservada. Nessas situações, podemos observar o sofrimento através de expressões não-verbais.

b) Nas Unidades de Tratamento Intensivo, não se deve tentar comunicação com os pacientes internados, pois a impossibilidade de comunicação oral pode gerar estresse e piorar seu estado geral.

c) O uso de lâminas contendo letras, números, símbolos, frases e desenhos pode ser uma estratégia para estimular a comunicação com pacientes que não conseguem expressar verbalmente.

d) As lâminas utilizadas como alternativa para a comunicação não oral e não verbal não garantem que o paciente conseguirá distinguir entre as operações de seleção dos símbolos e reconhecimento dos mesmos.

 

 

Comentário

a) É importante diariamente observar os pacientes, acompanhar seu despertar e já ir estabelecendo um contato visual e oral que o ajude a entender onde está, o que lhe aconteceu e com quem pode contar.

b) A ausência de palavras, olhares, gestos dirigidos ao paciente pode gerar angústia e até aumentar o estado confusional. Pode gerar apatia e sentimento de exclusão do próprio tratamento.

c) As lâminas foram criadas para  a partir da teoria da percepção e informação,  com cuidados de serem simples e de modo que uma complemente a outra. ( lâminas foram apresentadas num fórum da SOMITI e estavam no seu site).

d) Na UTI, o uso de lâminas pode não garantir que o paciente faça distinção ou reconheça os símbolos por diversos fatores. Pode não ser fácil a interação com o paciente. Importante lembrar que a construção da comunicação se dá em cada encontro, desde que lhe seja possível expressar de alguma forma suas preocupações e conteúdos emocionais. Isso é o que humaniza o cuidado assistencial.

 

 

Resposta certa

Letra b: Nas Unidades de Tratamento Intensivo, não se deve tentar comunicação com os pacientes internados, pois a impossibilidade de comunicação oral pode gerar estresse e piorar seu estado geral.

 

 

Referência:

Miranda, EMF; Ferreira, MDV. Novas estratégias da equipe e familiares na comunicação com o paciente. Em: Psicologia, saúde e hospital: contribuições para a prática profissional. Organizadores: Liliane Cristina Santos, Eunice Moreira Fernandes Miranda, Eder Luiz Nogueira. Belo Horizonte: Ed. Artesã, 2015.

Leitura suplementar:

Bautista Rodríguez, LM; Arias Velandia, MF; Carreño Leiva, ZO. Percepción de los familiares de pacientes críticos hospitalizados respecto a la comunicación y apoyo emocional. Revista Cuidarte. Vol. 7, Núm. 2: 1297-1309, jul, 2016.

 

 

 

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

 

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Estudos
20 de dezembro de 2016
Remédio para a saúde no Brasil

Welfane Cordeiro Júnior – Coordenador do curso GASU da Somiti, médico intensivista, com MBA em Gestão de saúde pela FGV e mestrado em gestão de tecnologias e inovação de saúde pelo Hospital Sírio Libanês de São Paulo. Do início até a década de 90 do século XX, o mundo discutia quem era mais diabólico: capitalismo ou comunismo. […]

Dica do Instrutor
18 de novembro de 2020
Entenda sobre a interpretação de gasometria
Notícias
19 de fevereiro de 2020
Diretrizes de Sepse Pediátrica do Survival Sepsis Campaign são lançadas no Critical Care Congress
Notícias
20 de março de 2020
AMIB divulga recomendações para o bem-estar emocional dos profissionais que atuam contra a COVID-19