Geral
Quiz #45: Vasopressina na PCR
5 de julho de 2018

Hoje é o dia de testar os seus conhecimentos e aprender com a resposta completa do Quiz aqui no Blog!

Para comentar a questão do nosso quiz, convidamos Drº. Daniel de Castro Azevedo.

Instrutor ACLS com número de registro 12120138517 da AHA

Formado em 2005 na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), clínico com residência MEC no hospital Semper e geriatra com residência MEC no HC-UFMG. DR Daniel coordenou o pronto atendimento do hospital Semper e a Residência de Clínica do mesmo serviço entre 2010 e 2012.

Instrutor e diretor do curso ACLS desde 2007, participou de mais de 220 cursos, tendo contribuído com a formação de mais de 5 mil alunos nesse período. DR. Daniel é um dos primeiros instrutores do ACLS EP (para o profissional experiente) do Brasil e, atualmente, é o diretor de ensino do curso ACLS da Somiti.

 

Quiz #45 - Vasopressina na PCR,

Quiz #45 – Vasopressina na PCR

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Hoje a questão é sobre Vasopressina na PCR. Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

Questão

Sobre a Vasopressina na PCR, assinale a alternativa correta.

a) É mais eficaz que a epinefrina, podendo substituí-la na PCR, na primeira ou segunda dose.

b) É mais eficaz que a epinefrina, podendo substituí-la na PCR em qualquer momento.

c) Não é superior a epinefrina e pode ser usada em substituição a esta na PCR na primeira ou segunda dose.

d) Não é superior a epinefrina, mas tem meia vida maior e por isso só pode ser usada em substiuição a primeira dose de epinefrina.

e) Por não ser superior a epinefrina foi retirada do protocolo de atendimento a parada cardiorrespiratória em 2015 pela AHA.

Comentário

Não existem evidências que a vasopressina (dose de 40 unidades) seja superior a epinefrina (IIb). A vasopressina, de fato, tem meia vida maior que a epinefrina (10 a 20 minutos), e estava indicada na parada em substituição a esta, tanto na primeira quanto na segunda dose (opção D errada) até 2015.

Uma vez usada vasopressina não existirá necessidade de usar epinefrina por um tempo mínimo de 10 minutos na PCR. Apesar destes argumentos a favor da vasopressina, ela é mais cara e muito menos disponível que a epinefrina, o que motivou a sua saída dos protocolos de atendimento a PCR da ILCOR e da AHA para simplificação em 2015.

Resposta certa

e) Por não ser superior a epinefrina foi retirada do protocolo de atendimento a parada cardiorrespiratória em 2015 pela AHA.

Referência:

https://eccguidelines.heart.org/wp-content/uploads/2015/10/2015-AHA-Guidelines-Highlights-English.pdf 

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Estudos
28 de maio de 2019
Saiba mais sobre a Síndrome Coronariana Aguda com Supra de ST

Veja como identificar a síndrome coronariana aguda (o IAM) e os procedimentos necessários no atendimento. As síndromes coronarianas agudas podem ser classificadas em três, sendo elas: IAM com supra e desnivelamento do segmento ST, IAM sem supra e desnivelamento do segmento ST e angina instável. A dor torácica é o principal sintoma de IAM, percebida […]

Estudos
13 de setembro de 2018
13 de Setembro, Dia Mundial da Sepse
Geral
7 de janeiro de 2019
Tradução das Diretrizes de Sedação e Analgesia da Society Critical Care Medicine 2018
Estudos
21 de março de 2018
Manejo Odontológico para pacientes submetidos à cirurgia de valva cardíaca