Pronto para mais um quiz Somiti?
Hoje a questão é sobre Terapia Nutricional.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?
Pra falar de Terapia Nutricional, convidamos Jeniffer Danielle Machado Dutra.
Nutricionista
Mestre pelo Programa Saúde do Adulto – UFMG
Pós graduação em Terapia Nutricional e Nutrição Clinica – GANEP
Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional – VP Centro de Nutrição Funcional
Nutricionista Voluntária na Associação Pró-Cura da ELA
Membro da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN/SBNPE)
Questão
Paciente do sexo masculino, 50 anos de idade, em pré-operatório de cirurgia ortopédica, nega uso de medicação e comorbidades. Paciente foi admitido em unidade de internação para realização de cirurgia, no dia seguinte, as 9 horas da manhã.
Qual a conduta ideal a ser seguida no pré-operatório?
A – Oferecer 200 mL de leite integral 2 horas antes da cirurgia;
B – Oferecer o desjejum ao paciente as 6 horas da manhã, com leite integral e torradas, afinal a cirurgia será apenas as 9 horas da manhã;
C – Orientar jejum absoluto a partir de meia-noite;
D – Oferecer líquidos claros sem resíduos até 2 horas antes da cirurgia.
Comentário
O jejum pré-operatório foi instituído quando as técnicas anestésicas ainda eram rudimentares, no intuito de prevenir complicações pulmonares associadas a vômitos e aspirações de conteúdo gástrico.
O objetivo dessa rotina é garantir o esvaziamento gástrico e evitar broncoaspiração no momento da indução anestésica (síndrome de Mendelson).
A conduta que se popularizou foi a de aplicar jejum (“nada pela boca”) a partir de meia- noite para pacientes que tivessem operação marcada para o período matutino. A partir de 1980, a base racional para condutas de jejum prolongado no pré-operatório passou a ser questionada.
Em 1999, a American Society of Anesthesiologists passou a recomendar o uso de líquidos claros (água, chá, café e sucos sem resíduos), até 2 horas antes da cirurgia. Uma vez que essa intervenção não aumenta o risco de aspiração.
A abreviação do jejum pré-operatório mostra benefícios ao reverter a resistência à insulina relacionado a cirurgia, sendo importante na resposta endócrina e metabólica ao trauma cirúrgico.
Resposta certa
Letra D – Oferecer líquidos claros sem resíduos até 2 horas antes da cirurgia
Referência:
American Society of Anesthesiologists. Practice Guidelines for Preoperative Fasting and the Use of Pharmacologic Agents to Reduce the Risk of Pulmonary Aspiration: Application to Healthy Patients Undergoing Elective Procedures: An Updated Report by the American Society of Anesthesiologists Task Force on Preoperative Fasting and the Use of Pharmacologic Agents to Reduce the Risk of Pulmonary Aspiration. Anesthesiology, 2017. 126(3): p. 376-393.
Aguilar-Nascimento JE; Caporossi C, Salomão AB. ACERTO – Acelerando a recuperação pós-operatória. 3a Edição. Editora Rubio. São Paulo, 2016.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.