Pronto para mais um quiz Somiti?
Hoje a questão é sobre Terapia Nutricional.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?

Quiz #37- Terapia Nutricional
Pra falar de Terapia Nutricional, convidamos Jeniffer Danielle Machado Dutra.
Nutricionista
Mestre pelo Programa Saúde do Adulto – UFMG
Pós graduação em Terapia Nutricional e Nutrição Clinica – GANEP
Pós graduação em Nutrição Clínica Funcional – VP Centro de Nutrição Funcional
Nutricionista Voluntária na Associação Pró-Cura da ELA
Membro da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB)
Membro da Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN/SBNPE)
Questão
Paciente do sexo masculino, 50 anos de idade, em pré-operatório de cirurgia ortopédica, nega uso de medicação e comorbidades. Paciente foi admitido em unidade de internação para realização de cirurgia, no dia seguinte, as 9 horas da manhã.
Qual a conduta ideal a ser seguida no pré-operatório?
A – Oferecer 200 mL de leite integral 2 horas antes da cirurgia;
B – Oferecer o desjejum ao paciente as 6 horas da manhã, com leite integral e torradas, afinal a cirurgia será apenas as 9 horas da manhã;
C – Orientar jejum absoluto a partir de meia-noite;
D – Oferecer líquidos claros sem resíduos até 2 horas antes da cirurgia.
Comentário
O jejum pré-operatório foi instituído quando as técnicas anestésicas ainda eram rudimentares, no intuito de prevenir complicações pulmonares associadas a vômitos e aspirações de conteúdo gástrico.
O objetivo dessa rotina é garantir o esvaziamento gástrico e evitar broncoaspiração no momento da indução anestésica (síndrome de Mendelson).
A conduta que se popularizou foi a de aplicar jejum (“nada pela boca”) a partir de meia- noite para pacientes que tivessem operação marcada para o período matutino. A partir de 1980, a base racional para condutas de jejum prolongado no pré-operatório passou a ser questionada.
Em 1999, a American Society of Anesthesiologists passou a recomendar o uso de líquidos claros (água, chá, café e sucos sem resíduos), até 2 horas antes da cirurgia. Uma vez que essa intervenção não aumenta o risco de aspiração.
A abreviação do jejum pré-operatório mostra benefícios ao reverter a resistência à insulina relacionado a cirurgia, sendo importante na resposta endócrina e metabólica ao trauma cirúrgico.
Resposta certa
Letra D – Oferecer líquidos claros sem resíduos até 2 horas antes da cirurgia
Referência:
American Society of Anesthesiologists. Practice Guidelines for Preoperative Fasting and the Use of Pharmacologic Agents to Reduce the Risk of Pulmonary Aspiration: Application to Healthy Patients Undergoing Elective Procedures: An Updated Report by the American Society of Anesthesiologists Task Force on Preoperative Fasting and the Use of Pharmacologic Agents to Reduce the Risk of Pulmonary Aspiration. Anesthesiology, 2017. 126(3): p. 376-393.
Aguilar-Nascimento JE; Caporossi C, Salomão AB. ACERTO – Acelerando a recuperação pós-operatória. 3a Edição. Editora Rubio. São Paulo, 2016.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.
