Preparado para mais um Quiz Somiti? Então vamos falar de Cirurgia bucal em pacientes sob terapia antitrombótica.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Hoje a questão é sobre Cirurgia bucal em pacientes sob terapia antitrombótica. Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Questão
Paciente sexo masculino, 48 anos, FR, dislipidemia, portador de prótese mecânica em propedêutica para troca valvar. Faz uso de antiagregante (AAS) e anticoagulante Varfarina. Paciente foi encaminhado à Odontologia para adequação bucal como protocolo assistencial de identificação e eliminação de focos infecciosos para prevenção de Endocardite Infecciosa. À avaliação clínica apresenta restos radiculares (dentes 45,46), lesão cariosa dentes (15,16), além da presença de tártaro generalizado caracterizando doença periodontal crônica. A melhor conduta no manejo odontológico é:
a. Exame clínico; prescrição de ATB profilático conforme AHA; suspender AAS sete dias antes do procedimento; solicitar RNI; realizar exodontia, remoção de cárie, raspagem e profilaxia. Laudo com liberação para cirurgia cardíaca.
b. Exame clínico; prescrição de ATB profilático conforme AHA; bochecho com cetilpiridino prévio ao atendimento; suspender Varfarina 05 dias prévio ao procedimento, solicitar RNI; realizar exodontia e medidas hemostáticas locais, remoção de cárie, raspagem e profilaxia. Laudo com liberação para cirurgia cardíaca.
c. Exame radiográfico panorâmico e BW; prescrição de ATB profilático conforme AHA; suspender AAS e Varfarina; realizar exodontia, remoção de cárie e raspagem e profilaxia. Laudo com liberação para cirurgia cardíaca.
d. Exame clínico; exame radiográfico panorâmico e BW; Solicitar RNI; prescrição de ATB profilático conforme AHA; bochecho com solução aquosa de clorexidina 0,12% sem álcool prévio ao atendimento; manter AAS e Varfarina; verificar valor de RNI. Realizar exodontia e medidas hemostáticas locais, remoção de cárie, raspagem e profilaxia. Laudo com liberação para cirurgia cardíaca.
Comentário
a. Atualmente não é recomendado a suspenção do AAS para procedimentos cirúrgicos odontológicos, não há indicação de realização de testes prévios para sua mensuração.
b. A recomendação atual é não suspender a Varfarina para cirurgia oral menor com valor de referência INR ≤ 3,5. Medidas adicionais de hemostasia devem ser feitas como suturas bem elaboradas, uso de esponja de fibrinas, uso de ácido tranexâmico, compressa com gaze e cuidados locais.
c. Pacientes em uso de AAS e Varfarina não devem ter sua medicação suspensa, a recomendação é avaliar o INR e se > 3,5 o paciente deverá ser referenciado ao médico para ajuste de dose da Varfarina.
d. Opção correta. A recomendação atual é realizar exame clínico e radiográficos para todos os pacientes previamente ao tratamento odontológico com finalidade de investigar focos infecciosos na região maxilofacial, independente de presença ou não de dentes.
A prescrição de ATB profilático conforme a última diretriz da AHA (2017) é realizada nos pacientes de alto risco como: portadores de valva cardíaca protética, EI prévio, transplante cardíaco com valvopatia e doença cardíaca congênita.
A solução aquosa de clorexidina 0,12% sem álcool deve ser prescrita na forma de bochecho com 15 mL durante 01 minuto prévio ao atendimento, é eficaz e reduz significativamente a bacteremia advinda de procedimentos odontológicos.
Não se deve suspender a AAS e a Varfarina antes de cirurgia oral menor com INR ≤ 3,5, deve-se adotar medidas hemostáticas locais. A adequação bucal tem objetivo único de remoção de focos infecciosos e não estéticos.
O laudo de liberação de contra referência à equipe médica é imprescindível, deverá ter validade de acordo com a saúde bucal do paciente.
Resposta certa
Letra D. Exame clínico; exame radiográfico panorâmico e BW; Solicitar RNI; prescrição de ATB profilático conforme AHA; bochecho com solução aquosa de clorexidina 0,12% sem álcool prévio ao atendimento; manter AAS e Varfarina; verificar valor de RNI. Realizar exodontia e medidas hemostáticas locais, remoção de cárie, raspagem e profilaxia. Laudo com liberação para cirurgia cardíaca.
Referência:
Alessandra Figueiredo de Souza
Mestre em Saúde Pública – FO/UFMG
Especialista em Pacientes com Necessidades Especiais /CFO
Especialista em Saúde do Idoso (RIM do HC/UFMG)
Especialista em Microbiologia (PUC-MG)
Habilitação em Odontologia Hospitalar /CFO
Presidente da Comissão de Odontologia Hospitalar CRO-MG
Coordenadora do Depto de Odontologia da SOMITI-MG
Cirurgiã-Dentista Justiça Federal
Cirurgiã-Dentista Núcleo de Hematologia e Oncologia
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.