Estudos
Quiz #32- Complacência pulmonar
22 de março de 2018

Preparado para mais um Quiz Somiti? Então vamos falar de complacência pulmonar estática.

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Hoje a questão é sobre complacência pulmonar estática. Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.

#Quiz32- Complacência pulmonar

#Quiz32- Complacência pulmonar

 

Questão

Dentre as situações abaixo, assinale aquela associada a um aumento da complacência pulmonar estática:

a) Edema alveolar.

b) Atelectasia.

c) Fibrose pulmonar.

d) Perda da tração elástica.

 

Comentário

A Complacência é definida como a variação de volume pulmonar para cada unidade de variação na pressão transpulmonar (C = ∆V/∆P). A complacência é a forma com que o parênquima pulmonar consegue acomodar o volume de ar que entra e sai dos pulmões a cada ciclo respiratório.

Em pacientes submetidos à ventilação mecânica, os valores entre 70-80 mL/cmH2 são considerados normais e os valores inferiores a < 50 mL/cmH2 são considerados baixos.

A redução da complacência pulmonar pode ser encontrada em inúmeras patologias, sendo um exemplo típico a SDRA (síndrome do desconforto respiratório do adulto).

Nessa patologia, observamos o preenchimento alveolar por infiltrado inflamatório (plasma, hemácias, leucócitos e plaquetas).

O parênquima pulmonar fica pesado e perde a elasticidade, tornando-se duro ou pouco complacente. Exemplos de redução da complacência pulmonar: pneumotórax, edema pulmonar, derrame pleural volumoso, fibrose pulmonar, dentre outros.

Nos exemplos de redução da complacência pulmonar, observamos que em geral o pulmão é uma estrutura elástica, capaz de acomodar o volume de ar.

Para calcular a complacência estática, necessitamos de três variáveis: volume corrente expiratório (aferido no ventilador mecânico), pressão de platô (ver acima como calcular) e a pressão positiva ao final da expiração (carinhosamente chamada de PEEP e ajustada pelo operador).

A seguir, temos a fórmula utilizada para calcular a complacência estática (Tabela 11.1): Cest = Volume corrente (expiratório)/ Pplatô – PEEP

 

 

Resposta certa

Letra D- Perda da tração elástica.

 

 

Referência:

  • Diretrizes Brasileiras de Ventilação Mecânica – AMIB – 2013.
  • Morato, J. B.; Sandri, P.; Guimarães, H. P. Emergências de Bolso – Volume 2 – ABC da Ventilação Mecânica – 2015.

 

Thaís Nascimento Albano Falcão
Fisioterapeuta intensivista..
Mestre em Terapia Intensiva pela UFRJ
Professora do curso PVMA – Somiti
Professora da Pós Graduação Fundação Unimed
Professora do curso de Fisioterapia da Faculdade Pitágoras
Coordenadora do Departamento de Fisioterapia da Somiti

 

 

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valoracessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

 

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
14 de fevereiro de 2016
Participação no Simpósio e Ligami geram benefícios

Participação no Simpósio e Ligami geram benefícios Dias 31 de março e 1 de abril acontecem, na sede do Conselho Regional de Medicina de Minas Gerais (CRM MG), o 6º Simpósio Somiti da Ligami­MG e 1º Simpósio Regional Multiprofissional e Interdisciplinar das Ligas Acadêmicas de Urgência e Emergência e Medicina Intensiva. O tema central será […]

Notícias
10 de julho de 2020
ABRAMEDE está com processo de seleção aberto para Coordenadores Estaduais
Notícias
12 de novembro de 2017
Somiti marca presença em Congresso Internacional
Notícias
28 de maio de 2020
ALERTA GOLPE!