Quiz Somiti
Quiz #133: Parada cardiorrespiratória (PCR) no ambiente extra-hospitalar.
4 de agosto de 2021

Que tal testar seus conhecimento com o Quiz Somiti? O tema de hoje é a sobre ressuscitação cardiopulmonar.


Para explicar sobre o assunto, convidamos a Dr. Fernanda Gomes. Ela é médica intensivista, horizontal da CTI da Santa Casa de BH e Hospital Semper, Horizontal do Pronto Atendimento do Hospital São Lucas.

Quiz – Somiti
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Vamos lá?

Questão

1) A cadeia de sobrevivência é composta por elos, de igual importância, que traduzem o conjunto de procedimentos vitais para recuperar uma vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) no ambiente extra-hospitalar. Assinale a alternativa correta, em predem cronológica dessa cadeia:

A) reconhecimento e acionamento do serviço médico de emergência, RCP imediata de alta qualidade, rápida desfibrilação, suporte avançado de vida é cuidados pós PCR.
B) identificação da PCR e pedir ajuda, ventilações de alta eficiência até a chegada do desfibrilador automático, realizar desfibrilação se indicada, atuação do serviço medico.
C) RCP imediata de alta qualidade, rápida desfibrilação e acionamento do serviço médico de emergência
D) ventilações de alta eficiência até a chegada do desfibrilador automático, acionamento do serviço médico de emergência, RCP imediata de alta qualidade, rápida desfibrilação, suporte avançado de vida é cuidados pós PCR

Resposta

Resposta letra A: O conceito de cadeia de sobrevivência consiste em um protocolo atualizado para parada cardiorrespiratória (PCR). O protocolo leva em consideração a formação de quatro a cinco elos de procedimentos, que devem acontecer de forma sequencial e homogênea em precisão e qualidade para que os resultados sejam consistentes e mais vidas sejam salvas.

Sendo assim, o primeiro elo deve acontecer imediatamente após o diagnóstico de PCR, ou parada cardiorrespiratória, e consiste em solicitar ajuda especializada do serviço de urgências. O segundo elo é iniciar o novo protocolo de reanimação cardiorrespiratória através do Suporte Básico de Vida.

O passo seguinte é a utilização do desfibrilador externo automático (DEA) para restabelecer o paciente de forma precoce e efetiva. O quarto elo é o Suporte Avançado de Vida, quando são realizados os cuidados para estabilizar e manter o paciente.

Podemos ainda mencionar o quinto elo da cadeia de sobrevivência, que consiste nos cuidados após o protocolo de reanimação cardiopulmonar. Esse último passo geralmente é realizado no hospital e, assim como os demais, deve ser realizado de forma consistente.

Referências Bibliográficas:

  • American Heart Association. Highlights of the 2020 AHA Guidelines Update for CPR and ECC. https://cpr.heart.org/-/media/cpr-files/cpr-guidelines-files/highlights/hghlghts_2020_ecc_guidelines_english.pdf
  • Velasco,Irineu Tadeu; Neto, Rodrigo Antonio Brandão. Medicina de Emergência – Abordagem Prática. Editora Manole, 2018.-

Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.

Acesse nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Saiba mais sobre os cursos da Somiti em nosso site.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Geral
14 de março de 2019
Quiz #71: Sono dos pacientes gravemente doentes

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar de intervenções não farmacológicas para melhorar o sono dos pacientes gravemente doentes . O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva. Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as […]

Notícias
30 de abril de 2018
Juiz de Fora sedia evento
Notícias
15 de maio de 2019
Profissionais acompanham módulo sobre insuficiência respiratória aguda
Notícias
18 de agosto de 2015
Presidente da Somiti debate cuidados paliativos