Que tal testar seus conhecimento com o Quiz Somiti? O tema de hoje é a sobre ressuscitação cardiopulmonar.
Para explicar sobre o assunto, convidamos a Dr. Fernanda Gomes. Ela é médica intensivista, horizontal da CTI da Santa Casa de BH e Hospital Semper, Horizontal do Pronto Atendimento do Hospital São Lucas.
Quiz – Somiti
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Vamos lá?
Questão
1) A cadeia de sobrevivência é composta por elos, de igual importância, que traduzem o conjunto de procedimentos vitais para recuperar uma vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) no ambiente extra-hospitalar. Assinale a alternativa correta, em predem cronológica dessa cadeia:
A) reconhecimento e acionamento do serviço médico de emergência, RCP imediata de alta qualidade, rápida desfibrilação, suporte avançado de vida é cuidados pós PCR.
B) identificação da PCR e pedir ajuda, ventilações de alta eficiência até a chegada do desfibrilador automático, realizar desfibrilação se indicada, atuação do serviço medico.
C) RCP imediata de alta qualidade, rápida desfibrilação e acionamento do serviço médico de emergência
D) ventilações de alta eficiência até a chegada do desfibrilador automático, acionamento do serviço médico de emergência, RCP imediata de alta qualidade, rápida desfibrilação, suporte avançado de vida é cuidados pós PCR
Resposta
Resposta letra A: O conceito de cadeia de sobrevivência consiste em um protocolo atualizado para parada cardiorrespiratória (PCR). O protocolo leva em consideração a formação de quatro a cinco elos de procedimentos, que devem acontecer de forma sequencial e homogênea em precisão e qualidade para que os resultados sejam consistentes e mais vidas sejam salvas.
Sendo assim, o primeiro elo deve acontecer imediatamente após o diagnóstico de PCR, ou parada cardiorrespiratória, e consiste em solicitar ajuda especializada do serviço de urgências. O segundo elo é iniciar o novo protocolo de reanimação cardiorrespiratória através do Suporte Básico de Vida.
O passo seguinte é a utilização do desfibrilador externo automático (DEA) para restabelecer o paciente de forma precoce e efetiva. O quarto elo é o Suporte Avançado de Vida, quando são realizados os cuidados para estabilizar e manter o paciente.
Podemos ainda mencionar o quinto elo da cadeia de sobrevivência, que consiste nos cuidados após o protocolo de reanimação cardiopulmonar. Esse último passo geralmente é realizado no hospital e, assim como os demais, deve ser realizado de forma consistente.
Referências Bibliográficas:
- American Heart Association. Highlights of the 2020 AHA Guidelines Update for CPR and ECC. https://cpr.heart.org/-/media/cpr-files/cpr-guidelines-files/highlights/hghlghts_2020_ecc_guidelines_english.pdf
- Velasco,Irineu Tadeu; Neto, Rodrigo Antonio Brandão. Medicina de Emergência – Abordagem Prática. Editora Manole, 2018.-
Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.
Acesse nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Saiba mais sobre os cursos da Somiti em nosso site.