Quiz Somiti
Quiz #118: terapia nutricional
15 de outubro de 2020

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre terapia nutricional.

Para explicar sobre o assunto, convidamos a nutricionista Jeniffer Danielle Machado Dutra.

Além de nutricionista, Jeniffer é mestre em Ciências Aplicadas à Saúde do Adulto (UFMG), especialista em Nutrição Parenteral e Enteral (BRASPEN/SBNPE), pós-graduada em Fitoterapia Funcional (VP consultoria/Universidade Cruzeiro do Sul), pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional (VP consultoria/Universidade Cruzeiro do Sul) e pós-graduada em Nutrição Clínica e Terapia Nutricional (GANEP).

Somiti – quiz #118

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Vamos lá?

Questão

Paciente idoso, sexo masculino, com diagnostico prévio de Alzheimer, foi admitido em Unidade de Terapia Intensiva devido à pneumonia aspirativa. Após avaliação nutricional, constatou-se depleção severa de massa muscular e de gordura.

Por informações colhidas com familiares, foi relatado uma perda de peso de 10% em 5 meses e redução significativa da ingestão alimentar nos últimos meses. Ao final da avaliação, o diagnostico nutricional foi de desnutrição grave.

Após estabilidade hemodinâmica do paciente, foi realizado passagem de SNE e iniciado NE. O que fazer para iniciar a terapia nutricional?

A) Iniciar dieta enteral a 30 Kcal/Kg de peso, desde o primeiro dia, realizando a progressão mais rápida, para atingir a necessidade nutricional do paciente.

B) Iniciar dieta hipercalórica e hiperprotéica, com a totalidade do paciente pois ele está desnutrido. Usar esse perfil de dieta para redução do volume ofertado.

C) Monitorar, principalmente, os exames de fósforo, magnésio e potássio, repondo, se necessário, tiamina e iniciar a nutrição enteral a 10 Kcal/Kg de peso devido à síndrome de realimentação.

D) Iniciar a nutrição enteral em 80% das necessidades do paciente, para melhor nutrição do mesmo.

Resposta

Letra C: Monitorar, principalmente, os exames de fósforo, magnésio e potássio, repondo, se necessário, tiamina e iniciar a nutrição enteral a 10 Kcal/Kg de peso devido à síndrome de realimentação.

Comentário

A síndrome de realimentação é causada por alterações hidroeletrolíticas, promovidas entre o plasma e o meio intracelular, que ocorrem após a realimentação (oral, enteral e parenteral).

A manifestação bioquímica clássica é a hipofosfatemia, mas também podem ocorrer hipomagnesemia, hipocalemia, alterações no metabolismo da glicose, de proteínas e gordura, e deficiência de tiamina.

Os pacientes em risco de desenvolver síndrome de realimentação são: que apresentam perda de peso não intencional importante (>10% em 6 meses); com ingestão alimentar insuficiente ou em jejum por mais de 5 dias; com aumento das perdas nutricionais (vômitos, diarreia, fistulas); com alteração da absorção de nutrientes (pancreatite crônica, doença inflamatória intestinal, síndrome do intestino curto).

Pacientes em risco de síndrome de realimentação devem receber a terapia nutricional inicialmente com 10 Kcal/Kg de peso, para atingir a meta em 4 a 7 dias, dependendo da evolução clínica.

Referências

Da Silva, Joshua S.V., et al.  ASPEN Consensus Recommendations for Refeeding Syndrome. Nutrition in Clinical Practice, 2020. 35 (2): p. 178-195; Toledo, D., Castro, M. Terapia Nutricional em UTI. 2a edição, Rio de Janeiro: Rúbio, 2019.

Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
3 de abril de 2020
Departamento de Fonoaudiologia da AMIB divulga recomendações para atendimentos

A Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) – através do seu Departamento de Fonoaudiologia – publicou um documento com recomendações para o atendimento de pacientes portadores ou com suspeita de COVID-19. As indicações podem ser aplicadas tanto na Terapia Intensiva, quanto no ambiente hospitalar. Clique aqui para baixar as recomendações.

Notícias
25 de outubro de 2015
‘Treinamento em Massa de Ressuscitação Cardiopulmonar’
Notícias
16 de abril de 2020
Entidades emitem Nota Técnica sobre novos dispositivos de segurança profissional
Notícias
12 de setembro de 2019
13 de setembro – Dia Mundial da Sepse