Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre sedação e analgesia em pediatria.
Para explicar sobre o assunto, convidamos Luiz Eduardo Parreira Tálamo.
Ele é médico pediátrico intensivista, médico horizontal do Hospital Infantil São Camilo, coordenador dos cursos TINP e PVMC e instrutor do PFCCS.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Vamos lá?
Questão
Marque a afirmativa incorreta sobre sedação e analgesia em pediatria:
A) Na sedação mínima (ansiólise), o paciente tem resposta normal à estimulação verbal, e os reflexos de via aérea permanecem intactos. Um benzodiazepínico oral é uma opção para atingir esse efeito.
B) A sedação profunda é feita no PA para procedimentos dolorosos como redução de fraturas e desbridamento. Pode ser feita por pediatras nesses locais, e o risco do paciente necessitar de suporte respiratório é pequeno.
C) O midazolam é um sedativo de ação rápida e curta duração e pode ser administrado pelas vias oral, nasal, intramuscular, bucal, venosa e retal. Não possui efeito analgésico.
D) O Fentanil é um opioide com forte ação na analgésica, sendo 100 vezes mais potente que a morfina, mas pouco efeito sedativo.
Resposta
Letra B: A sedação profunda é feita no PA para procedimentos dolorosos como redução de fraturas e desbridamento. Pode ser feita por pediatras nesses locais, e o risco do paciente necessitar de suporte respiratório é pequeno.
Comentário
A sedação profunda normalmente não é realizada no PA. Há o risco de o paciente exigir assistência para manter as vias aéreas e/ou ventilação.
Já a sedoanalgesia moderada pode ser realizada no PA desde que o paciente esteja monitorizado, todos os equipamentos disponíveis, fonte O2 e vácuo, anamnese e jejum adequados e o médico ser treinado para tal. Idealmente o responsável pela sedação não deve ser quem vai fazer o procedimento.
Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.
Acesse nossas redes sociais: Facebook, Instagram e YouTube e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Saiba mais sobre o curso de imersão teórico-prático para treinamento em princípios da ventilação mecânica na criança e no recém-nascido.