Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre equipamentos de proteção individual em casos de covid-19.
Para explicar sobre o assunto, convidamos o Dr. Lucas Lima de Carvalho. Ele é especialista em Cardiologia pela SBC; especialista em Terapia Intensiva pela AMIB; pós-graduado em Emergências Médicas/CMMG; e diretor de cursos e instrutor do BLS e ACLS, cursos da Somiti.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Vamos lá?
Questão
Em relação aos equipamentos de proteção individual para atendimento de pacientes com COVID19, é correto afirmar:
A) O uso de avental impermeável, de preferência com higienização posterior com hipoclorito de sódio, é mandatória no processo de intubação deste paciente.
B) O uso de mascara N95 ou similar é suficiente para proteção no momento da intubação, dispensando-se o protetor facial.
C) O paciente que evoluir com PCR deve ser abordado imediatamente, e durante a RCP, os socorristas vao se paramentando enquanto se revezam no atendimento.
D) O uso de luvas e óculos está dispensado se o paciente estiver com via aérea invasiva.
Resposta correta
Letra A: O uso de avental impermeável, de preferência com higienização posterior com hipoclorito de sódio, é mandatória no processo de intubação deste paciente.
Comentário
A prioridade no atendimento desses pacientes é a proteção da equipe. Nenhuma intervenção deve ser realizada se o profissional de saúde não estiver completamente paramentado, mesmo que isso gere atraso no procedimento.
EPIs como gorro, óculos, máscara N95, protetor facial e o avental impermeável são imprescindíveis na proteção do profissional, não podendo-se desprezar o uso de nenhum deles.
Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. Saiba mais aqui.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.