Notícias
Professores recebem capacitação
6 de agosto de 2018

Dia três de agosto, 75 professores da Prefeitura de Nova Lima foram treinados, no curso Family & Friends. A iniciativa prevê capacitação e, consequente, segurança para todos os profissionais e alunos. A parada cardiorrespiratória ocorre mediante a interrupção dos batimentos cardíacos e parada da circulação sanguínea. Segundo o presidente da Somiti, Hugo Urbano, infelizmente, poucas são as pessoas que sabem como proceder nesta situação de emergência. “Saber o que fazer neste momento é muito importante, a capacidade de prestar socorro adequado pode fazer a diferença entre a vida e a morte. A Somiti trabalha para ampliar o conhecimento de profissionais e público leigo, salvando vidas através do ensino”, ressalta. 

Dados revelam que cerca de 90% das vítimas de parada cardiorrespiratória morrem antes da chegada ao hospital. Aproximadamente três minutos após o ocorrido, neurônios já começam a morrer, o que faz com que a rapidez seja um fator essencial na sobrevivência da vítima. Uma assistênca imediata pode dobrar, ou mesmo triplicar, as chances que a vítima tem de sobreviver. Os professores de Nova Lima receberam informações para atuar e ministrar as manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP), em adultos e crianças. Para o médico e instrutor

Simulação em manequins adultosComo agir em situações com bebêsInformações teóricas também são importantes
   
Oportunidade de salvar vidasTeoria e prática são ensinadas75 participantes capacitados
   

 



Como proceder?

1. Reconheça a parada: Certifique-se de que o local é seguro antes de abordar a pessoa e chame-a vigorosamente. Se ela não responde e não respira, considere que ela está tendo uma parada cardiopulmonar.

 2 – Peça ajuda: Ligue SAMU 192 ou peça para alguém próximo fazer isso enquanto você inicia o passo 3.

 3 – Comece o RCP (Reanimação Cardiopulmonar): Comprima de forma PROFUNDA e RÁPIDA o centro do tórax da vítima, até o socorro chegar, seguindo as instruções abaixo:

 

• Ajoelhe-se ao lado do paciente.

• Posicione suas mãos, uma sobre a outra, de forma a entrelaçar seus dedos e expor a região do “calcanhar” da mão.

• Coloque suas mãos no centro do tórax da pessoa em parada. Deixe os braços retos e firmes. Posicione os seus ombros em cima das mãos. A compressão será feita com o calcanhar da mão.

• Utilizando o peso do seu corpo, faça compressões PROFUNDAS (de 5 a 6 cm) E RÁPIDAS (de 100 a 120 por minuto). Sempre mantenha os braços esticados.

• Permita o retorno total do tórax.

 

Para saber mais sobre as atividades desenvolvidas pela Somiti, incluindo voluntariado, ligue: (31) 3222-3172.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
6 de agosto de 2015
Departamento de Fonoaudiologia convida para treinamento

O Departamento de Fonoaudiologia da Somiti convida todos os fonoaudiólogos para o treinamento de aplicação do PROTOCOLO DE ENCAMINHAMENTO AO SERVIÇO DE FONOAUDIOLOGIA NO CTI, dia 14 de setembro, 18h às 20h, no Centro de Treinamento da Somiti, em Belo Horizonte (Rua do Ouro, 136, 7º andar, Serra). Participe e fortaleça a Fonoaudiologia junto à […]

Notícias
20 de maio de 2021
Preparando sua UTI para Resposta a Desastres
Estudos
13 de junho de 2017
Humanização em cuidados intensivos: qual o caminho?
Dica do Instrutor
17 de janeiro de 2019
Os riscos do uso indiscriminado de antibióticos