O Diretor Científico da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva (Somiti) e médico intensivista Dr. Leandro Braz de Carvalho, publicou ontem 19/05, a tradução do ebook ”Preparando sua UTI para Respostas a Desastres” da Society of Critical Care Medicine (SCCM) e disponibilizou para distribuição gratuita pela Somiti.
Dr. Leandro é Coordenador dos cursos Fundamentos de Suporte Intensivo (FCCS), Fundamentos de Suporte Intensivo Pediátrico (PFCCS), e Fundamentos de Suporte Intensivo Obstétrico (FCCSOB), da parceria entre Somiti e SCCM. Ele é editor dos livros textos em português desses três cursos e organizador do portal em português da SCCM. Recebeu em 2020 e 2021 os prêmios “President Citation” em 2021 “Safar Global Partner Award” da SCCM, pelo trabalho que vem realizando na divulgação e promoção do conhecimento em Terapia Intensiva.
Ele faz parte do Comitê dos Cursos Fundamentals da SCCM e da força tarefa do Fundamental Disaster Management (FDM), que produziu esse ebook e prepara, para 2021, a 4ª edição do curso de Fundamentos de Gerenciamento de Desastres, parte da “família” de cursos FCCS.
O ebook discute a forma de preparação e treinamento para organização das UTIs para o atendimento de Desastres e Catástrofes, sejam elas naturais ou produzidas pelo homem. Fundamentado em “espaço”, “equipamento” e “equipe”, delineia todos os passos a serem adotados na formatação e implementação de planos de Desastres para a UTI. Com exemplos de desastres reais (Furacão Katrina, terremoto e tsunami do Japão e outros) e situações de pandemia (Influenza H1N1), o texto mostra a importância de se ter planejamento e treinamento para os momentos em que a UTI será mais cobrada.
“Esse material começou a ser preparado pouco antes do início da pandemia de Covid-19. Tem sido utilizado em vários países como instrumento para enfrentamento dos surtos pandêmicos, em momentos em que o intensivista tem que pensar “fora da caixa” e expandir sua atuação para outros locais e ambientes”
“Aproveitem o ebook. Estudem, discutam em equipe e avaliem as mudanças implementadas em seu serviço, o que pode ser ajustado e melhorado e como manter a prontidão para momentos em que sua UTI pode voltar a ser exigida ao extremo.”
Para acessar o e-book, CLIQUE AQUI