Quiz Somiti
Quiz #84: Pré-eclâmpsia
10 de outubro de 2019

Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre pré-eclâmpsia no ciclo gravídico.

Para explicar sobre pré-eclâmpsia no ciclo gravídico, convidamos Mauro Moraes de Araujo Gonçalves.

Médico clínico e intensivista, Mauro também é instrutor do CITIN, FCCS, FCCS-OB e coordenador da unidade de terapia intensiva maternidade Odete Valadares FHEMIG.

Quiz #84: Pré-eclâmpsia no ciclo gravídico

O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.

Vamos lá?

Questão

Paciente 27 anos, primigesta 32 semanas de gestação, pré-natal de risco habitual sem comorbidades prévias, admitida no pronto socorro com quadro de dispneia e edema sistêmico.

Pressão arterial 170 / 120mmhg, FC 110bpm, FR 32irpm, SpO2 91% em ar ambiente, temperatura axilar 36,4 graus edema de membros inferiores +++/4+ e bi palpebral, crepitações em bases pulmonares.

Abdome indolor, dinâmica uterina não evidencia contrações, movimentação fetal presente, batimento cardíaco fetal 140bpm, sem perdas vaginais, colo uterino fechado. 

Sobre o caso, é correto afirmar, exceto:

A) Pré-eclâmpsia grave com sinais de disfunção respiratória. Deve-se seguir controle pressórico ambulatorial

B) A paciente tem risco aumentado para evolução de complicações como descolamento prematuro de placenta, crescimento intra uterino restrito, síndrome HELLP

C) As síndromes hipertensivas não são relacionadas a complicações graves do ciclo gravídico

D) A proteinúria é fundamental para o diagnostico de pré-eclâmpsia neste contexto

Comentário

Recentemente, o estudo das alterações e disfunções orgânicas associadas ao quadro de pré-eclâmpsia, principalmente com a identificação de uma síndrome inflamatória, apresentou um novo olhar sobre esta condição de grave repercussão no ciclo gravídico.

O reconhecimento dos órgãos alvo em risco apontam para a terapia precoce e otimizada com foco em estabilização das manifestações de hipoperfusão, interrupção do ciclo inflamatório (frequentemente com a interrupção da gestação) e manejo das complicações puerperais.

A proteinúria pode ser identificada em fases tardias deste processo e já não constitui critério essencial na vigência das disfunções orgânicas descritas associadas à hipertensão.

Resposta certa

D) A proteinúria é fundamental para o diagnostico de pré-eclâmpsia neste contexto

Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes. 

Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.

Para se capacitar, acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
7 de março de 2018
Projeto Salve Vidas

Equipe da aeronáutica participou nesta quarta-feira (7/03/2018) do Projeto Salve Vidas da Somiti. O treinamento de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) usando apenas as mãos foi ministrado pelo instrutores Bárbara Braga e Raphael Alcântara. Sem fins lucrativos, a Sociedade garante aos profissionais de saúde e comunidade acesso gratuito às informações e capacitação.  A gestora de qualidade da […]

Eventos
11 de outubro de 2018
13 de Outubro, Dia do Fisioterapeuta
Notícias
21 de julho de 2020
ABRAMEDE lança livro
Notícias
12 de dezembro de 2015
Demografia Médica do Brasil 2015