Cursos
Porque fazer o curso PVMA (Princípios de Ventilação Mecânica em Adultos)?
1 de setembro de 2016

Estar preparado para os desafios encontrados no cuidado e atendimento do paciente grave não é apenas fundamental, mas uma necessidade diária na vida dos profissionais de saúde.

O adequado treinamento das habilidades de manejo da insuficiência respiratória e  dos ajustes iniciais da ventilação mecânica em adultos é dos mais relevantes para a segurança e excelência do atendimento, podendo influir decisivamente para as chances de sobrevivência do paciente.

A ventilação mecânica envolve temas de intenso debate entre os profissionais do atendimento de urgência, emergência e terapia intensiva, dentre eles o ajuste correto da sedação e analgesia durante a ventilação mecânica. A adequada monitorização e interrupção diária da sedação e analgesia são primordiais para o sucesso do desmame ventilatório e rápida extubação do paciente. Sabe-se que o  tempo de ventilação mecânica é fator independente para o aumento da mortalidade hospitalar.

As minúcias do tema, bem como sua relevância e densidade, reclamam uma preparação imersiva, com abordagem teórica e prática, capaz de sanar as dúvidas e dificuldades frequentes do profissional da área e contribuir para um atendimento zeloso.

O curso de PVMA (Princípios de Ventilação Mecânica em Adultos) foi especialmente idealizado para atender essa demanda, apresentando, de maneira bastante didática, os principais procedimentos e análises necessárias ao manejo dos pacientes em ventilação mecânica, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades indispensáveis ao dia a dia de médicos, enfermeiros e fisioterapeutas que atuam ou pretendem atuar no pronto atendimento, UPAs e unidades de Terapia Intensiva.

De maneira geral, o PVMA:PVMA desenho
  • Direciona o raciocínio clínico do aluno, ajudando-o no diagnóstico da insuficiência respiratória aguda;
  • Prepara o profissional para a abordagem adequada da sedação e analgesia do paciente submetido à Ventilação Mecânica;
  •  Aborda a análise apropriada dos distúrbios ácido básicos e as estratégias para a correção destes distúrbios;
  • Ensina como trabalhar o adequado momento do desmame ventilatório, isto é, a retirada do paciente da prótese ventilatória;
  • Explica como identificar e utilizar as alterações pertinentes na radiografia de tórax  do paciente grave;
  • Indica estratégias protetoras de ventilação em SDRA (Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo), uma das condições clínicas mais graves da terapia intensiva.

Idealizado pela SOMITI, uma instituição científica com interesse exclusivo na alta capacitação profissional, o curso de ventilação mecânica utiliza material de fácil leitura e interpretação, contendo o que há de mais atual na literatura científica pertinente. O curso PVMA conta, ainda, com equipamentos e abordagens técnicas modernas e instrutores altamente qualificados.

Fotos do curso PVMA da Somiti:

IMG-20140524-WA0007 (2)PVMA20130928_151914 (1)DSC_0009 (1)PVMA -aula prática manejo vias aéreas (1)
Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

PCR
25 de agosto de 2021
Suporte Avançado de Vida em Cardiologia

Conhecimento que faz diferença A sobrevida de um paciente que tem uma parada cardiorrespiratória (PCR) em ambiente hospitalar ou extra-hospitalar está diretamente relacionada ao reconhecimento precoce da condição, o início das manobras de ressuscitação o mais precoce possível, seja por leigo ou profissional da área, e a desfibrilação precoce. Para tanto, é de extrema importância […]

Estudos
6 de setembro de 2017
Atuação do Psicólogo na Terapia Intensiva
Estudos
19 de fevereiro de 2020
Qual é a importância da Terapia Intravenosa?
Sepse
16 de maio de 2019
Quiz #77: Emergências na terapia intensiva