Estudos
Parecer sobre o uso de corantes para o Blue Dye Test
26 de abril de 2017
Parecer sobre Blue Dye Test

Departamento de Fonoaudiologia da Somiti

O departamento de Fonoaudiologia da Somiti, percebendo que existem muitas dúvidas sobre o padrão de utilização de corantes azuis – utilizados para a realização do Blue Dye Test -,  reuniu-se e, baseando-se em artigos sobre o tema, emite o seguinte parecer:

Atualmente não há um consenso que estabeleça um padrão sobre a utilização de corantes azuis para o Blue Dye Test em pacientes com traqueostomia, tanto no âmbito nacional quanto internacional.

Portanto, o ideal é que cada caso seja analisado de forma individualizada e que se verifique a real necessidade do teste com o uso do corante azul.

Se o fonoaudiólogo optar pelo uso do corante azul no teste de deglutição é imprescindível que tenha conhecimento aprofundado sobre o tema e esteja atento aos pacientes com contra indicações à realização do teste, que são aqueles com aumento da permeabilidade gastrointestinal,  o que inclui pacientes com sepse, queimaduras, trauma, choque, intervenções cirúrgicas, insuficiência renal, doença celíaca ou doença inflamatória intestinal.

Ressalta-se que o fonoaudiólogo especialista em disfagia é capaz de identificar, através da avaliação clínica, fatores preditores de disfagia e, em conjunto com a equipe multidisciplinar, identificar episódios de broncoaspiração de saliva e de alimentos sem, necessariamente, realizar o Blue Dye Test   tornando-o uma ferramenta de auxílio e complemento da avaliação fonoaudiológica, quando necessário.

É importante a realização de novos estudos sobre a toxicidade do corante para a definição de riscos e benefícios para a avaliação fonoaudiológica.

Por fim, lembramos que o uso do azul de metileno é totalmente proibido devido ao risco elevado de provocar choque anafilático em pacientes renais.  

Elaborado pelo Departamento de Fonoaudiologia da Somiti.

Referências Bibliográficas

  • Béchet S, Hill F, Gilheaney O, Walshe M. Diagnostic Accuracy of the Modified Evan’s Blue Dye Test in detecting aspiration in patients with tracheostomy: a systematic review of the evidence. Dysphagia 31: 721-729, 2016.
  • Maloney JP et al. Food dye use in enteral feedings: a review and a call for moratorium. Nutr Clin Pratc 17:169-181, 2002.
  • O’Neil-Pirozzi TM et al. Simultaneous modified barium swallow and blue dye tests: a determination of the accuracy of blue dye test aspiration findings. Dysphagia 18: 32-8, 2003.
  • Swigert NB. Blue dye in the evaluation of dysphagia: is it safe? The Asha Leader Online. Março, 2003.

Mantenha-se atualizado, acesse nosso site e curta a página da Somiti no Facebook.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
20 de junho de 2023
Unimed-BH marca presença no XVIII Congresso Mineiro de Medicina Intensiva

 Foi realizado o XVIII Congresso Mineiro de Medicina Intensiva, no Centro de Convenções e Eventos da Associação Médica de Minas Gerais, que aconteceu entre os dias 01 e 03 de junho, através da Somiti – Sociedade Mineira de terapia intensiva, que trouxe como tema central: “A jornada do paciente crítico: da admissão aos cuidados […]

Notícias
28 de novembro de 2016
CFM propõe criação do Código de Ética do Estudante de Medicina
Notícias
20 de maio de 2021
Preparando sua UTI para Resposta a Desastres
Notícias
30 de junho de 2018
Somiti apoia emergência