O Centro de Treinamento da Somiti foi palco do painel “Atuação fonoaudiológica em pacientes não responsivos”. O evento – aberto a graduandos e fonoaudiólogos – foi realizado pelo Departamento de Fonoaudiologia da Somiti no dia 11 de novembro.
O painel foi moderado pela fonoaudióloga Maria Carolina Moraes e teve a participação das profissionais Amanda Firmo, Joana Penayo, Mônica Ribeiro e Vanessa Giovannini.
Confira o depoimento das profissionais sobre o tema evento:
Maria Carolina Moraes: “Esse é um tema que traz muitas discussões para a nossa categoria. Ele gera muitas dúvidas com relação ao acompanhamento fonoaudiológico. Por isso, o Departamento de Fonoaudiologia da Somiti convidou quatro fonoaudiólogos para o painel, onde eles puderam discutir o assunto juntamente a plateia. O encontro foi muito rico e esclarecedor”.
Amanda Firmo: “Quantas vezes o atendimento é mais direcionado para a família do que para o próprio paciente. Por isso precisamos pensar no atendimento humanizado.”
Joana Penayo: “É importante tentarmos nos basear em escalas objetivas para nos nortear nas condutas e expectativas em relação ao prognóstico para reabilitação destes pacientes.”
Mônica Ribeiro: “É importante tentar fazer algo por este paciente, ele merece uma chance da nossa parte.”
Vanessa Giovannini: “Acho essa discussão extremamente necessária, já que os avanços tecnológicos tem promovido sobrevida dos pacientes que necessitam de cuidados especiais.”
Fazem parte do Departamento de Fonoaudiologia da Somiti: Amanda Jardim, Ana Luiza Ribeiro, Camila Ramos, Flávia Fiorini, Graziela Chamarelli Bougo, Grazielle Duarte, Gisela de Almeida, Isabela Vono, Isabella Bicalho, Luiza do Carmo Costa, Maria Carolina Moraes, Sásia Corine Gomes, Tamara Elisa e Viviane Santos.
Veja as fotos do evento na galeria.