Notícias
OMS faz alerta sobre coronavírus identificado na China
22 de janeiro de 2020



A Organização Mundial de Saúde (OMS) fará hoje, 22 de janeiro, uma reunião de emergência sobre uma nova cepa do coronavírus identificado na China. O objetivo é definir se o surto constitui uma emergência de saúde pública internacional. Até o presente momento foram nove mortes na China. A doença já infectou mais de 400 pessoas, com casos registrados na Coreia do Sul, Tailândia, Japão e Estados Unidos.

Foto: Unsplash/Michael AmadeusSegundo especialistas, existe risco de o vírus chegar ao Brasil. O risco pode aumentar durante o período do carnaval, com a chegada de turistas em todas as regiões do país. Por isso, é importante evitar ir para os lugares que já tiveram casos notificados. Para as pessoas que estão retornando desses locais é importante estar atento e, no caso do aparecimento dos sintomas, procurar uma unidade de saúde.

O coronavírus pode ser transmitido pelo ar, por meio de tosse ou espirros, por contato pessoal próximo (como toques e apertos de mãos) e contato com objetos e superfícies contaminadas seguidas de contato com a boca, nariz e olhos. O período de incubação do vírus é de 2 a 14 dias.

O diagnóstico é feito após a avalição do profissional de saúde e a análise dos sintomas. A confirmação da presença do vírus é feita com exames de sangue, fezes e/ou secreções nasais, por meio de testes sorológicos, PCR e cultura viral. Segundo o Ministério da Saúde, não existe tratamento específico para as infecções causadas por coronavírus humano.

Para reduzir o risco de adquirir ou transmitir doenças respiratórias é necessário cuidados como cobrir nariz e boca ao espirrar e tossir; lavar as mãos (principalmente depois de tossir e espirar); evitar tocar nas mucosas dos olhos, nariz e boca; higienizar e cozinhar bem os alimentos; não compartilhar objetos de uso pessoal (como talheres, copos e garrafas); e manter os ambientes bem ventilados.

Para mais informações sobre Coronavírus, acesse o site do Ministério da Saúde.

Veja um vídeo da OMS sobre o Coranavírus abaixo:

 

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
15 de setembro de 2018
Reunião Multidisciplinar

Somiti e Abramede MG integraram, neste sábado, 15 de setembro, a Reunião Multidisciplinar realizada na Associação Médica de Minas Gerais (AMMG). O tema central: Sepse.  A diretora científica adjunta da AMMG, Luciana Costa, alertou sobre os números relacionados à doença. “Cerca de 15 a 17 milhões de casos são registrados por ano. É também a […]

Notícias
18 de maio de 2021
UTI do Hospital Albert Einstein em comemoração
Notícias
25 de março de 2019
Núcleo de Reanimação Cardiopulmonar da Uniube tem apoio da Somiti
Notícias
10 de novembro de 2016
10 de novembro: Dia do Intensivista