Médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde estão sempre buscando atualizar seus conhecimentos. A procura por capacitações, especializações e cursos para melhorar sua atuação é grande. Entre esses treinamentos, o que mais se destaca é o curso de ACLS (Advanced Cardiovascular Life Support), Suporte Avançado de Vida Cardiovascular em português.
Por isso, escolhemos falar mais sobre essa atualização no artigo de hoje. Continue acompanhando a leitura conosco para conhecer melhor o curso de ACLS, sua importância na prática profissional, habilidades desenvolvidas e conteúdos abordados!
O curso de ACLS
Em tradução livre, ACLS quer dizer, em português, suporte avançado de vida cardiovascular. O ACLS é um curso que tem como principal função o treinamento de profissionais para emergências médicas, sobretudo as cardiovasculares, e foi desenvolvido pela AHA, que é a American Heart Association.
Em 2020, a American Heart Association (AHA) divulgou um as diretrizes relacionadas aos cuidados cardiovasculares avançados, atualizando o protocolo ACLS, já existente há mais de 30 anos. Atualmente, a AHA respalda diferentes instituições no mundo para que a atualização seja ministrada, concedendo ao profissional o certificado emitido pela AHA ao final.
Assim, instituições conceituadas formam uma parceria técnico-científica com a AHA, de modo a aperfeiçoar a prática profissional para o atendimento de emergências cardiovasculares. A SOMITI é uma delas, ministrando o curso de ACLS desde 1997.
A importância do ACLS para profissionais e pacientes
O curso de ACLS é uma importante forma de ministrar e atualizar os profissionais a respeito de habilidades avançadas de suporte de vida, especialmente diante de uma parada cardiorrespiratória. A PCR é uma das principais causas de morte no mundo. Naturalmente, o curso de ACLS é fundamental para melhorar as taxas de sobrevivência do paciente.
Profissionais que realizam o curso estão capacitados para oferecer cuidados emergenciais de alta qualidade nas situações mais críticas. Esse é o principal objetivo do curso, habilitar profissionais para cuidar dos pacientes com qualidade!
Habilidades desenvolvidas durante o curso de ACLS
Os profissionais que escolhem aumentar seus conhecimentos e melhorar a prática médica com o curso de ACLS desenvolvem algumas habilidades por meio de instruções práticas e também simulações de caso. Veja quais são:
- avaliação primária e secundária, e avaliação sistemática de adultos;
- realização do suporte básico de vida imediato e de alta qualidade ao priorizar compressões torácicas precoces e integrá-las ao uso precoce do DEA (desfibrilador automático externo);
- reconhecimento e controle precoce de uma parada respiratória;
- discussão, reconhecimento precoce e tratamento de SCA (síndrome coronariana aguda) e AVE (acidente vascular encefálico);
- reconhecimento e controle precoce de bradiarritmias e taquiarritmias que podem evoluir para PCR;
- reconhecimento e controle precoce da PCR até o término da ressuscitação cardiopulmonar (RCP) ou transferência e cuidados imediatos pós-PCR
- desenvolvimento de comunicação eficaz como membro ou líder de uma equipe de alto desempenho;
- avaliação de esforços de ressuscitação durante PCR baseada na avaliação contínua da qualidade da RCP;
- monitoramento da resposta fisiológica do paciente e fornecimento de feedback em tempo real para a equipe;
- reconhecimento do impacto da dinâmica de equipe sobre o desempenho geral;
- discussão do uso de uma equipe de resposta rápida para a melhora dos resultados do paciente;
- definição de sistemas de tratamento.
Conteúdos abordados no curso
O curso de ACLS tem duração total de 16 horas. Por esse motivo, é normalmente ministrado em 2 dias. Ao longo das práticas realizadas, a importância de uma boa dinâmica de grupo e comunicação entre os profissionais é sempre destacada. Confira os conteúdos abordados no curso:
- identificação e tratamento precoce da parada respiratória ou parada cardiorrespiratória;
- identificação e tratamento precoce e condições de condições iminentes à parada cardíaca ou cardiorrespiratória;
- reconhecimento e tratamento precoce de AVE;
- manuseio do DEA e desfibrilador não-automático;
- avaliação dos esforços da RCP;
- manejo de vias aéreas;
- farmacologia relacionada às emergências cardiovasculares;
- comunicação clara e eficaz em equipe em emergências;
- cuidados pós-parada cardiorrespiratória.
A sobrevida de um paciente em parada cardíaca ou cardiorrespiratória, seja em ambiente hospitalar ou extra-hospitalar, está relacionada ao reconhecimento precoce da condição. Por esse motivo, o conhecimento e treinamento de medidas fundamentais para essa assistência é de extrema importância.
Assim, o curso de ACLS é uma atualização indispensável para médicos e enfermeiros que buscam melhorar seus conhecimento e sua atuação em emergências, aumentando a qualidade da assistência prestada e as chances de recuperação do paciente.
Gostou das informações deste conteúdo? Então, siga nossas redes sociais para conferir mais informações como estas!