O AMIB Inova é uma iniciativa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) que pretende trazer novas ideias para a organização, ao dar voz para intensivistas jovens. Para tanto, médicos e enfermeiros de até 35 anos, e com título de especialistas, são elegíveis para compor o Comitê Diretivo. Os demais membros da equipe multiprofissional (fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, odontólogos e psicólogos) também podem participar. Nesses casos, não é exigida a titulação como especialista.
O Inova pretende auxiliar no aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos intensivistas que atuam em UTIs adulto, pediátrica e neonatal. Para a instrutora da Somiti, enfermeira intensivista, e mestre em Saúde do Adulto, Thaís de Oliveira Gomes a iniciativa também tem o objetivo de agregar novos profissionais. “O Inova visa despertar no jovem profissional o interesse e o engajamento na vida associativa”, ressalta.
O AMIB Inova foi uma das atrações do XXIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) – que aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro em Fortaleza. No espaço inovador foram discutidos temas como Cuidados Paliativos; Evento Adverso Grave; Gestão e Qualidade; Hemodinâmica; Neurointensivismo; Pediatria; Sepse e Ventilação Mecânica.
Um dos destaques foi o Inova Gestão e Qualidade – que discutiu o tema “Precisamos de mais leitos na terapia intensiva?” – no qual Thaís participou como moderadora. O painel tratou das diferenças no número de leitos entre as regiões brasileiras e entre as esferas pública e privada. Também foram abordadas possíveis alternativas para aumentar a oferta de vagas de UTI no SUS e nas áreas menos desenvolvidas do país. Uma questão que, segundo Thaís, passa pela melhoria da gestão. Dessa forma, para garantir que o paciente tenha alta no tempo planejado e, consequentemente, elimine o tempo extra de internação, aumentando o número de leitos disponíveis, são necessários “liderança, monitoramento de indicadores, programas de qualidade e melhorias do processo”, conclui Thaís.
Veja as fotos do evento na galeria.