Notícias
Necessidade de novos leitos é discutida no espaço AMIB Inova no CBMI
18 de novembro de 2019

 

O AMIB Inova é uma iniciativa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) que pretende trazer novas ideias para a organização, ao dar voz para intensivistas jovens. Para tanto, médicos e enfermeiros de até 35 anos, e com título de especialistas, são elegíveis para compor o Comitê Diretivo. Os demais membros da equipe multiprofissional (fisioterapeutas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, odontólogos e psicólogos) também podem participar. Nesses casos, não é exigida a titulação como especialista.

O Inova pretende auxiliar no aprimoramento das habilidades e conhecimentos dos intensivistas que atuam em UTIs adulto, pediátrica e neonatal. Para a instrutora da Somiti, enfermeira intensivista, e mestre em Saúde do Adulto, Thaís de Oliveira Gomes a iniciativa também tem o objetivo de agregar novos profissionais. “O Inova visa despertar no jovem profissional o interesse e o engajamento na vida associativa”, ressalta.

O AMIB Inova foi uma das atrações do XXIV Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva (CBMI) – que aconteceu entre os dias 7 e 9 de novembro em Fortaleza. No espaço inovador foram discutidos temas como Cuidados Paliativos; Evento Adverso Grave; Gestão e Qualidade; Hemodinâmica; Neurointensivismo; Pediatria; Sepse e Ventilação Mecânica.

Um dos destaques foi o Inova Gestão e Qualidade – que discutiu o tema “Precisamos de mais leitos na terapia intensiva?” – no qual Thaís participou como moderadora. O painel tratou das diferenças no número de leitos entre as regiões brasileiras e entre as esferas pública e privada. Também foram abordadas possíveis alternativas para aumentar a oferta de vagas de UTI no SUS e nas áreas menos desenvolvidas do país. Uma questão que, segundo Thaís, passa pela melhoria da gestão. Dessa forma, para garantir que o paciente tenha alta no tempo planejado e, consequentemente, elimine o tempo extra de internação, aumentando o número de leitos disponíveis, são necessários “liderança, monitoramento de indicadores, programas de qualidade e melhorias do processo”, conclui Thaís.

Veja as fotos do evento na galeria.

Thaís Oliveira apresenta AMIB InovaThaís Oliveira apresenta AMIB Inova
Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
14 de julho de 2015
Consumo de energéticos pode levar à síndrome da morte súbita por arritmia

Ingeridos para aliviar a fadiga, melhorar o desempenho físico e cognitivo e turbinar a diversão, os energéticos se popularizaram entre jovens e adultos. Pesquisas vêm demonstrando que, por se tratarem de desreguladores endócrinos, essas bebidas afetam as batidas do coração, com riscos de consequências graves. Um novo estudo reforça o alerta. Cientistas da Universidade Europeia […]

Notícias
30 de abril de 2021
AMIB apresenta dados atualizados sobre a COVID-19 no Brasil
Notícias
11 de agosto de 2018
BLS para profissionais de Nova Lima
Geral
28 de junho de 2018
Quiz #44 – Uso de vasodilatadores parenterais