Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre mobilização precoce.
Para falar sobre mobilização precoce, convidamos
Juliana Doro.
Juliana Doro é Fisioterapeuta do Hospital Vila da Serra, Instrutora do curso PVMA pela SOMITI.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Para aprofundar seus estudos, não deixe de consultar as referências bibliográficas.
Vamos lá?
Questão
Para que a mobilização precoce seja realizada com segurança e haja efetividade na recuperação da capacidade funcional e desmame do ventilador mecânico do doente critico, alguns critérios devem ser identificados.
Sobre esse tema, assinale a alternativa incorreta:
A) Presença reserva ventilatória
B) Presença de reserva cardiovascular
C) Nível de mobilidade previa a internação
D) Ausência de contraindicações ortopédicas
E) Ausência de escaras
Comentário
A perda de mobilidade em pacientes hospitalizados tem impacto negativo em vários sistemas orgânicos, incluindo os pulmões, o sistema cardiovascular, a pele, os músculos, os ossos, entre outros.
As complicações pulmonares, como atelectasia, hipoxemia, embolia pulmonar e pneumonia, estão entre as mais comuns, levando ao aumento do tempo de internação e à mortalidade (SOARES, et. al., 2011).
A mobilização de doentes tem como finalidade, entre outros, provocar no indivíduo resposta a nível respiratório e cardiovascular, por isso, é imprescindível considerar a segurança do doente antes do tratamento ser instituído (OLIVEIRA E SILVEIRA, 2012).
O conhecimento da história clínica anterior e atual indica de que forma a reserva respiratória e cardiovascular do doente pode ser fator limitativo da atividade e que sinais e sintomas devem ser monitorizados durante a mobilização (OLIVEIRA E SILVEIRA, 2012).
Conforme Mattos, (2011) A mobilização precoce é considerada elemento fundamental na maioria das condutas de assistência da fisioterapia em pacientes internados em uma UTI. Inclui uma variedade de exercícios terapêuticos que previnem fraquezas musculares, deformidades e ainda reduzem a utilização de recursos de assistência durante a hospitalização.
Os efeitos nocivos do repouso no leito e os benefícios da mobilização precoce têm sido reconhecidos em pacientes hospitalizados quando se fala em “precoce”, refere-se ao conceito de que as atividades de mobilização começam imediatamente após a estabilização das alterações fisiológicas importantes, e não apenas após a liberação da ventilação mecânica ou alta da UTI (MOTA E SILVA, 2012).
Resposta certa
E) Ausência de escaras
Referência:
Soares, T. R.; et al. Retirada do leito após a descontinuação da ventilação mecânica: há repercursão na mortalidade e no tempo de permanência na unidade de terapia intensiva?. RBTI. São Paulo, v. 22, n°01, 2010.
Soares, S.M. T.P., Santiara, M.V., Guastalla, T.P. Terapia rotacional: eixo longitudinal, emunidade de terapia intensiva. Rev. Ciênc. Méd., Campinas, 20(1-2): 37-45, jan./abr., 2011.
Oliveira, A.S.I.S., Silveira, T. Mobilização precoce em UCI. Salutis Scientia – Revista de Ciências da Saúde da ESSCVP Vol.2 Julho 2010. Acesso: 08 jul de 2013. Disponivel em: http://www.salutisscientia.esscvp.eu/Site/Artigo.aspx?artigoid=30463.
Mattos, S.S.O. Fisioterapia motora no paciente crítico: uma revisão. 2011. 17 f. Trabalho de conclusão de curso (Especialização em Fisioterapia em Terapia Intensiva). Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2011. Acesso: 10 jul de 2013. Disponivel em: .http://repositorio.ucb.br/jspui/handle/10869/815
Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes.
Curta a página da Somiti no Facebook e mantenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.