Notícias
Ministério da Saúde publica um novo Boletim Epidemiológico sobre a COVID-19
6 de abril de 2020

Ministério da Saúde logotipo

O Ministério da Saúde (MS) publicou – no dia 3 de abril de 2020 – um novo documento sobre o coronavírus. O “Boletim Epidemiológico 06” traz o seguinte grupo de informações: Situação epidemiológica no mundo; Situação epidemiológica no Brasil; Avaliação de risco para o SUS; Legislação vigente para a resposta; Preparação, resposta e objetivos estratégicos.

 

Entre as constatações e conclusões do documento, destaca-se:

 

  • “Dados científicos recentes constatam que a transmissão da COVID-19 pode ocorrer mesmo antes do indivíduo apresentar os primeiros sinais e sintomas. Por esse motivo, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras faciais para todos. No entanto, diante da insuficiência de insumos, foi solicitado aos cidadãos para que produzam a sua própria máscara de tecido, com materiais disponíveis no próprio domicílio. Esse fato, por si só, demonstra a gravidade da situação e a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento social ampliada que foi adotada por diversos gestores estaduais e municipais. Esse é o único instrumento de controle da doença disponível no momento” (páginas 15-16).
  • “Apesar de alguns medicamentos serem promissores, como a Cloroquina associada à Azitromicina, ainda não há evidência robusta de que essa metodologia possa ser ampliada para população em geral, sem uma análise de risco individual e coletivo. Nunca foi utilizada dessa maneira em larga escala. Precisa-se de mais duas a três semanas para que os resultados sejam efetivamente robustos e apoiem a adoção dessa medida” (página 19).
  • “Avalia-se que as Unidades da Federação que implementaram medidas de distanciamento social ampliado devem manter essas medidas até que o suprimento de equipamentos (leitos, EPI, respiradores e testes laboratoriais) e equipes de saúde (médicos, enfermeiros, demais profissionais de saúde e outros) estejam disponíveis em quantitativo suficiente, de forma a promover, com segurança, a transição para a estratégia de distanciamento social seletivo”(página 20).

 

Clique aqui para baixar o “Boletim Epidemiológico 06” elaborado pelo MS.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
29 de setembro de 2019
Associado representante Somiti

A Sociedade Mineira de Terapia Intensiva  (Somiti) parabeniza os representantes eleitos e os suplentes, junto à Assocação Brasileira de Medicina Intensiva (Amib). Os Associados representantes são muito importantes, já que participam ativamente do fortalecimento da especialidade em seus estados e têm direito a votar as principais decisões apresentadas em Assembleia de Representante. Em MG foram […]

Notícias
27 de novembro de 2019
Regulamentadas as atribuições do farmacêutico clínico intensivista
Notícias
27 de novembro de 2015
Versão final Estatuto
Notícias
10 de dezembro de 2020
Reunião virtual do Departamento de Psicologia da Somiti