Notícias
Ministério da Saúde publica um novo Boletim Epidemiológico sobre a COVID-19
6 de abril de 2020

Ministério da Saúde logotipo

O Ministério da Saúde (MS) publicou – no dia 3 de abril de 2020 – um novo documento sobre o coronavírus. O “Boletim Epidemiológico 06” traz o seguinte grupo de informações: Situação epidemiológica no mundo; Situação epidemiológica no Brasil; Avaliação de risco para o SUS; Legislação vigente para a resposta; Preparação, resposta e objetivos estratégicos.

 

Entre as constatações e conclusões do documento, destaca-se:

 

  • “Dados científicos recentes constatam que a transmissão da COVID-19 pode ocorrer mesmo antes do indivíduo apresentar os primeiros sinais e sintomas. Por esse motivo, o Ministério da Saúde passou a recomendar o uso de máscaras faciais para todos. No entanto, diante da insuficiência de insumos, foi solicitado aos cidadãos para que produzam a sua própria máscara de tecido, com materiais disponíveis no próprio domicílio. Esse fato, por si só, demonstra a gravidade da situação e a necessidade de manutenção das medidas de distanciamento social ampliada que foi adotada por diversos gestores estaduais e municipais. Esse é o único instrumento de controle da doença disponível no momento” (páginas 15-16).
  • “Apesar de alguns medicamentos serem promissores, como a Cloroquina associada à Azitromicina, ainda não há evidência robusta de que essa metodologia possa ser ampliada para população em geral, sem uma análise de risco individual e coletivo. Nunca foi utilizada dessa maneira em larga escala. Precisa-se de mais duas a três semanas para que os resultados sejam efetivamente robustos e apoiem a adoção dessa medida” (página 19).
  • “Avalia-se que as Unidades da Federação que implementaram medidas de distanciamento social ampliado devem manter essas medidas até que o suprimento de equipamentos (leitos, EPI, respiradores e testes laboratoriais) e equipes de saúde (médicos, enfermeiros, demais profissionais de saúde e outros) estejam disponíveis em quantitativo suficiente, de forma a promover, com segurança, a transição para a estratégia de distanciamento social seletivo”(página 20).

 

Clique aqui para baixar o “Boletim Epidemiológico 06” elaborado pelo MS.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
25 de abril de 2019
10 fatos sobre Emergências Hipertensivas

A vice-presidente da Abramede MG e gestora da Somiti, Maria Aparecida Braga, ministrou o módulo ‘Emergências Hipertensivas’, no teatro da Associação Médica de Minas Gerais (AMMG), na terça-feira, 23 de abril. A aula integra o Curso para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva, da Somiti. Conforme a especialista esclareceu, a emergência hipertensiva pode ser definida […]

Estudos
29 de abril de 2020
Doenças causadas por vírus e bactérias: saiba a diferença
Notícias
15 de julho de 2016
Sepse 3: Definições e implicações
Segurança do Paciente
29 de julho de 2017
Estudo compara incidência de EI e falta de tratamento odontológico