Notícias
Ministério da Saúde amplia o monitoramento de casos suspeitos de COVID-19
10 de março de 2020

Ministério da SaúdeA partir do dia 9 de março, o Ministério da Saúde passará a testar todos os pacientes internados com quadro gripal grave ou leve. Nos casos graves, serão investigados os pacientes internados com casos já confirmados de coronavírus e que apresentem Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Os casos leves, de Síndrome Gripal (SG), serão atendidos nas Redes Sentinela – presentes em postos de saúde, Policlínicas e hospitais.

A medida é tomada independentemente do histórico de viagem de pessoas ao exterior. A ampliação da identificação de casos de coronavírus é feita a partir de amostras com resultado negativo para outros vírus gripais, desde que a amostra venha de cidades com casos confirmados da doença.

O Ministério da Saúde passou a adotar a terceira definição da Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre casos suspeitos de coronavírus. O objetivo é identificar uma possível transmissão comunitária – aquela que ocorre quando não é possível rastrear a origem da infecção.

Com a ampliação da identificação dos casos, será possível identificar os vírus circulantes. Além disso, também será possível compreender o perfil viral do coronavírus, sua sazonalidade, transmissibilidade e comportamento no país.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
25 de novembro de 2020
Somiti faz aniversário

Em 24 de novembro de 1980 reuniram-se, no Centro de Estudos do Hospital Felício Rocho, os médicos Ildeu Batista de Oliveira, José Augusto Peixoto Guimarães, José Luiz de Amorim Ratton, Luiz Gonzaga Vaz Coelho, Newton Pereira de Mendonça Procópio, Sérgio Luiz de Lima, Raimundo Antônio de Melo e Valmy Lessa Couto Filho para fundarem a […]

Estudos
2 de março de 2020
Acidente vascular encefálico: causas e tratamento
Dica do Instrutor
23 de novembro de 2017
QuizSomiti#21: Cadeia de Sobrevivência
Notícias
30 de agosto de 2019
Simpósio Multiprofissional é sucesso em BH