O Jornal Estado de Minas publicou, neste domingo, 26 de maio, Caderno Especial Feminino, intitulado ‘A arte de se cuidar’.
A publicação tratou de temas de diversas especialidades. O foco foi a rotina das mulheres e os desafios para lidar com as pressões do dia a dia e atravessar bem todas as fases da vida. A psiquiatra Christiane Carvalho Ribeiro, instrutora do curso EPSI – Emergências Psiquiátricas, da Sociedade Mineira de Terapia Intensiva e Associação Brasileira de Medicina de Emergência – Regional Minas Gerais (Abramede MG) , foi uma das entrevistadas.
De acordo com Ribeiro, a busca por uma vida perfeita faz com que alguns aspectos como beleza, afirmação social e popularidade passem a ser supervalorizados. “Essa dinâmica traz um misto de sentimentos de vaidade, competição e sofrimento.” Ela reforça que as mulheres são mais propensas aos transtornos de depressão e ansiedade do que os homens. Assim queixas como dificuldades de concentração, irritabilidade, estafa são as principais reclamações da mulher contemporânea.
O Curso
O curso EPSI – Emergências Psiquiátricas foi desenvolvido pela Somiti e Abramede MG para propiciar aos emergencistas, intensivistas, hospitalistas, de forma multidisciplinar, atualização e capacitação para atendimento às emergências psiquiátricas em ambiente de simulação realística.
O conteúdo inclui:
- Contenção química e eventos adversos relacionados.
- Administração segura dos medicamentos.
- Entrevista com pacientes e familiares.
- Cuidados com o paciente em sofrimento psíquico e seus familiares.
- Analise crítica da história da loucura e suas interfaces no contemporâneo.
- Rede de saúde mental.
- Tratamentos do Transtorno Mental: terapias psicossociais.
- Avaliação e Manejo do paciente em crise suicida.
- Burnout e sofrimento moral.
- Cuidando de quem cuida.
Nova turma dias 28 e 29 de junho, em Belo Horizonte.
Coordenação: Maria Aparecida Braga, vice-presidente Abramede MG