A instrutora da Somiti, Dra. Christiane CR Cimini, apresentou um estudo no Scientific Sessions da American Heart Association (AHA). Cimini – que também é Médica Intensivista de adultos em Teófilo Otoni e Professora Adjunta do curso de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – exibiu os resultados parciais e positivos do trabalho no dia 16 de novembro, nos Estados Unidos. Para a Dra. Christiane apresentar os resultados no Scientific Sessions da AHA “significa o reconhecimento da maior sociedade mundial de cardiologia a um trabalho desenvolvido em Minas Gerais, dentro de uma região de baixa renda”, diz.
A pesquisa de Cimini faz parte de um projeto maior, que também é desenvolvido em outros três países além do Brasil: Índia, África do Sul e Estados Unidos. O estudo intitulado “Implementation of multifaceted strategy for the control of hypertension and diabetes in primary care in a low-income and resource constrained region: HealthRise Brazil Project” é quasi-experimental, do tipo antes e depois. Dessa forma, ele analisou os impactos de uma intervenção multifacetada no controle da hipertensão arterial e da diabetes na população estudada.
A intervenção incluiu as seguintes atividades: capacitação de profissionais das equipes de saúde da família; fortalecimento de grupos operativos; envio de mensagens de texto para celular de pacientes; organização do fluxo de consultas; ampliação do acesso racional a exames complementares; e desenvolvimento e implementação de um sistema de informação com suporte à decisão clínica. Um total de 3.992 pacientes hipertensos e 1.028 pacientes diabéticos foram acompanhados entre outubro de 2017 a outubro de 2018.
Alguns dos resultados parciais estão descritos na imagem abaixo:
O projeto foi conduzido pela Faculdade de Medicina do Mucuri (FAMMUC/UFVJM) e pelo Centro de Telessaúde do Hospital das Clínicas da UFMG – em parceria com a Medtronic Foundation, a Abt Associates e o Institute for Health Metrics and Evaluation. O estudo, multicêntrico e multinacional, faz parte do Projeto HealthRise e foi financiado pela Medtronic Foundation.
O trabalho apresentado no AHA é fruto dos esforços de uma equipe de 12 autores, que colheu e analisou dados de 10 municípios da Macrorregião Nordeste de Minas Gerais – no Vale do Mucuri. Para a Dra. Cimini, esse é o diferencial da pesquisa. “Nós pegamos as melhores evidências científicas mundiais e nacionais e colocamos dentro dos protocolos de atendimento do SUS”, esclarece.
Fazem parte da equipe do Projeto HealthRise: Milena Soriano Marcolino, João Antonio de Queiroz Oliveira, Junia Xavier Maia, Vânia Soares de Oliveira e Almeida Pinto, Patrick Wander Endlich, Márcia Maria Oliveira Lima, Lucas Tavares Nogueira, Thábata Queiroz Vivas de Sá, Leonardo Bonissom Ribeiro, Maria Cristina da Paixão e o pesquisador principal, Prof. Dr. Antonio Luiz Pinho Ribeiro.
Os resultados da pesquisa também foram apresentados no 74o Congresso Brasileiro de Cardiologia, em 21 de setembro, em Porto Alegre.