Pronto para mais um quiz Somiti? Hoje vamos falar sobre gravidez com pré-síncope.
Para explicar acerca do assunto, convidamos o médico e intensivista Mauro Moraes de Araujo Gonçalves.
Dr. Mauro também é instrutor do CITIN, FCCS, FCCS-OB e coordenador da unidade de terapia intensiva na Maternidade Odete Valadares FHEMIG.
O quiz é oportunidade de testar seus conhecimentos sobre temas importantes do dia a dia do atendimento na urgência, emergência, pré-hospitalar e terapia intensiva.
Vamos lá?
Questão – gravidez com pré-síncope
Paciente, de 25 anos, passa pela segunda gestação. Sem complicações obstétricas prévias, gravidez atual descrita de baixo risco sem uso de medicações, é admitida com quadro pré-síncope, seguida de hipóxia grave. Submetida à angiotomografia de tórax, com achado interrupção de contraste em tronco de artéria pulmonar direita. Pode-se afirmar:
A) A anticoagulação sistêmica deve ser iniciada com heparina de baixo peso molecular, salvo em situações com previsão de interrupção imediata da gestação.
B) A indicação de trombólise deve ser feita pela presença de trombo em tronco de artéria pulmonar.
C) A gestação é contra indicação absoluta para o uso do trombolítico.
D) Os inibidores de fator Xa são indicados para anticoagulação em gestantes.
Resposta certa
Letra B: A indicação de trombólise deve ser feita pela presença de trombo em tronco de artéria pulmonar.
Comentário – gravidez com pré-síncope
A gravidez é uma condição predisponente a eventos tromboembólicos. A incidência de TVP é mais frequente no MIE, mas essa população é particularmente susceptível a eventos tromboembólicos provenientes das veias profundas da pelve.
A anticoagulação sistêmica é indicada com heparina de baixo peso molecular. Aa proximidade de procedimentos cirúrgicos, entretanto, pode-se usar heparina não fracionada em infusão contínua com controle laboratorial do nível de anticoagulação.
A suspensão nesses casos está indicada 4 a 6 horas antes do procedimento. A gestação é contra indicação relativa para trombólise, sendo esta indicada em casos de grave repercussão hemodinâmica.
Até o momento não há trabalhos com o uso de inibidores de fator Xa em gestantes, e os mesmos não são indicados nesse grupo de pacientes.
Continue testando seus conhecimentos com os nossos quizzes.
Curta a página da Somiti no Facebook e matenha-se atualizado em Terapia Intensiva, Urgência e Emergência.
Para se capacitar, acesse o site do nosso centro de treinamento e conheça nossos cursos. Com a proposta de capacitar os participantes a salvarem vidas, promovemos cursos a um valor acessível, sem fins lucrativos, apenas para cobrir os custos de realização.