Notícias
Governo Federal publica Lei com medidas para o enfrentamento do Coronavírus
7 de fevereiro de 2020

O Governo Federal publicou, nesta sexta-feira (7), a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. A Lei dispõe sobre as “medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus responsável pelo surto de 2019”. A Lei ainda define diretrizes de quarentena, isolamento e a compulsoriedade da realização de procedimentos médicos.

A seguir, destacamos alguns pontos importantes da nova Lei.

 

“Art. 3º Para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus, poderão ser adotadas, entre outras, as seguintes medidas:

I – isolamento;

II – quarentena;

III – determinação de realização compulsória de:

a) exames médicos;

b) testes laboratoriais;

c) coleta de amostras clínicas;

d) vacinação e outras medidas profiláticas; ou

e) tratamentos médicos específicos;

IV – estudo ou investigação epidemiológica;

V – exumação, necropsia, cremação e manejo de cadáver;

VI – restrição excepcional e temporária de entrada e saída do País, conforme recomendação técnica e fundamentada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), por rodovias, portos ou aeroportos;

VII – requisição de bens e serviços de pessoas naturais e jurídicas, hipótese em que será garantido o pagamento posterior de indenização justa; e

VIII – autorização excepcional e temporária para a importação de produtos sujeitos à vigilância sanitária sem registro na Anvisa, desde que:

a) registrados por autoridade sanitária estrangeira; e

b) previstos em ato do Ministério da Saúde”.

(…)

§ 2º Ficam assegurados às pessoas afetadas pelas medidas previstas neste artigo:

I – o direito de serem informadas permanentemente sobre o seu estado de saúde e a assistência à família conforme regulamento;

II – o direito de receberem tratamento gratuito;

III – o pleno respeito à dignidade, aos direitos humanos e às liberdades fundamentais das pessoas, conforme preconiza o Artigo 3 do Regulamento Sanitário Internacional, constante do Anexo ao Decreto nº 10.212, de 30 de janeiro de 2020.

§ 3º Será considerado falta justificada ao serviço público ou à atividade laboral privada o período de ausência decorrente das medidas previstas neste artigo.

§ 4º As pessoas deverão sujeitar-se ao cumprimento das medidas previstas neste artigo, e o descumprimento delas acarretará responsabilização, nos termos previstos em lei”.

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
7 de abril de 2020
Novo Boletim Epidemiológico do MS discute análise de risco para o SUS e Distanciamento Social

 O Ministério da Saúde (MS) divulgou um novo Boletim Epidemiológico sobre a pandemia do coronavírus. O documento – publicado no dia 6 de abril de 2020 – discute critérios de Distanciamento Social e a traz uma análise de risco para o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o MS, as Unidades da Federação (Estados, […]

Notícias
13 de maio de 2016
Jornada é sucesso em Muriaé
Notícias
5 de fevereiro de 2020
Professores de Nova Lima participam de treinamento sobre primeiros socorros
Estudos
5 de abril de 2017
Atualizações em pediatria no XV Congresso Mineiro de Terapia Intensiva