Notícias
Evento integra conhecimento
23 de outubro de 2017

Somiti e Abramede MG participaram ativamente, dias 20 e 21 de outubro, da I Olimpíada Mineira de Simulação em Medicina de Emergência e Terapia Intensiva realizada, em Montes Claros. O evento integrou os alunos que se inscreveram em equipes: três grupos da Faminas, dois das Faculdades Integradas Pitágoras de Montes Claros, uma equipe da Unimontes e uma da Funorte. Os participantes puderam compreender a evolução da Medicina de Emergência no Brasil. Simulação, ética e segurança do paciente também foram amplamente discutidas.

Segundo a presidente da Abramede MG e gestora de qualidade da Somiti, Maria Aparecida Braga, é fundamental a proximidade das entidades representantivas da classe médica e as sociedades de especialidades com as instituições de ensino e os acadêmicos. “Foi possível ampliar a discussão sobre o que o estudante deve aprender na graduação, como é a gestão de um centro de simulação e a residência médica de emergência.” Braga também elogiou a atuação dos inscritos no atendimento dos casos clínicos do ACLS e os vencedores das Olimpíadas. “A partir deste ano iniciamos olimpíadas para alunos da graduação, para o atendimento das paradas cardiorrespiratórias e foi uma experiencia muito interessante. Sete equipes se inscreveram e a Somiti e a Abramede MG premiaram os primeiros lugares com bolsas de cursos. Duas equipes foram classificadas em primeiro lugar e cada um dos integrantes ganhou uma bolsa, sendo dez vencedores no total. O segundo lugar, com cinco participantes, foi contemplado com o curso Suporte Avançado de Vida em Infectologia.”

O intensivista e coordenador do projeto, Luiz Ernani Meira Júnior, conta que a ideia surgiu durante o Congresso de Terapia Intensiva realizado, em maio, em Belo Horizonte. O especialista reforça a importância de divulgar a simulação na graduação e o trabalho que está em desenvolvimento nas faculdades do estado e que contribuem para a formação dos futuros médicos na emergência e na terapia intensiva. Ele acrescenta que foram meses de preparação e o evento foi um sucesso de público e de qualidade. “As equipes se dedicaram muito e foi emocionante ver o empenho dos alunos de todas as faculdades. Uma competição saudável, elogiada por todos os instrutores e com total envolvimento com o aprendizado. Os alunos saíram, com certeza, melhores do que entraram. Ficou um gostinho de quero mais e a segunda edição ocorrerá, em maio de 2018. Com certeza teremos mais equipes, mais casos e estações, incluindo trauma e pediatria.”

 


Mais fotos

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
19 de março de 2020
AMIB, Abramede e AMB revisam o protocolo de intubação COVID-19

 >>> Atualização 10 de abril de 2020:   A Associação Brasileira de Medicina de Emergência (ABRAMEDE) e a Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) atualizaram as Recomendações para a Intubação Orotraqueal em pacientes portadores de COVID-19. A versão atual foi publicada no dia 10 de abril de 2020. O objetivo é auxiliar na proteção […]

Notícias
7 de outubro de 2019
 Somiti prepara professores para situações de emergência
Notícias
29 de setembro de 2022
Médicos intensivistas tomam posse no Comitê de Especialidades da Unimed BH.
Quiz Somiti
13 de dezembro de 2021
QUIZ #138: OVACE