Notícias
Evento capacita acadêmicos
1 de abril de 2017

Mais de 180 acadêmicos participaram do 7º Simpósio Somiti da Ligami, 2º Simpósio Multiprofissional e Interdisciplinar das Ligas Acadêmicas de Urgência e Emergência e Medicina e 1º Simpósio Ligami do MG Transplantes. O encontro aconteceu no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

Durante os dois dias de evento, os participantes receberam orientações sobre sepse e parada cardiorrespiratória, informações importantes e gratuitas para os inscritos, que também concorreram a uma das 80 vagas para participar da Ligami. Segundo o presidente da Somiti, Hugo Urbano, a Ligami cumpre bem os objetivos da entidade de promover a capacitação sem fins lucrativos, visando o aprimoramento e a formação profissional para a melhoria da assistência e mais vidas salvas. A atividade da Ligami ao longo do ano oferece uma oportunidade de aprendizado com aulas gratuitas e estágio em hospital e junto ao MG Transplantes, além da ampla vivência oferecida pelos profissionais da Somiti e Abramede MG.

Durante o evento, palestras e discussão sobre a ‘Sepse’ contribuíram para o conhecimento dos participantes, nas aulas do dia 29, pontos importantes para a segurança dos profisionais foram discutidos, conforme valorizou o intensivista Saulo Saturnino, que coordenou os trabalhos. Também enriqueceram o evento com sua participação o médico horizontal da UTI do pronto-socorro do Hospital das Clínicas da UFMG e coordenador de UTI no hospital Lifecenter, Antônio Tolentino, com a apresentação “Novas definições e seu impacto no Brasil”. O professor da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenador da Residência em Medicina de Emergência do Hospital das Clínicas da UFMG, Marcus Vinicius Melo de Andrade, abordou o ‘Reconhecimento e medidas iniciais da sepse’ e o médico horizontal da UTI do pronto-socorro do HC UFMG, Rafael da Mota Mariano, falou sobre ‘Suporte ventilatório protetor’. Na quinta-feira, 30 de março, as atividades foram ministradas pelos instrutores do ACLS da Somiti: Vitório Guedes, Frederico Malta e Alessandra Coelho. Eles deram orientações sobre atendimento mediante a parada e ensiram a salvar vidas com apenas as mãos, em seguida os acadêmicos fizeram a avaliação.  Urbano ressaltou que é fundamental a atuação junto aos acadêmicos, em parceria com a Abramede MG e a Sammg, aprimorando conhecimentos e oportunidades para os alunos, o que refletirá, em um futuro próximo, na melhoria do atendimento prestado a população.”

O gabarito da prova e a lista de aprovados já foram publicadas. Os inscritos também iniciaram as atividades, com aula inaugural realizada dia 4 de abril, na sede da Associação Médica de Minas Gerais.

Confira a lista e o gabarito.

Acompanhe a galeria de fotos.

 

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
14 de agosto de 2017
Residentes aprendem sobre acidente vascular encefálico

 O especialista Drusus Pérez Marques ministrou a aula ‘Acidente vascular encefálico hemorrágico’, dia oito de agosto (2017) no Curso Somiti para Residentes e Especializandos em Medicina Intensiva (Cremi). O acidentes vascular encefálico ocorre principalmente em decorrência da hipertensão arterial. Os sinais e sintomas são sempre súbitos e podem ser: fraqueza de um lado do […]

Geral
20 de agosto de 2020
Quiz #112: infecções causadas por Clostridium difficile
Notícias
16 de abril de 2020
Entidades emitem Nota Técnica sobre novos dispositivos de segurança profissional
Notícias
21 de setembro de 2018
Campanha encerra com 1500 crianças treinadas