Segurança do Paciente
Estudo compara incidência de EI e falta de tratamento odontológico
29 de julho de 2017

artigo-endocardite-infecciosa

A Endocardite Infecciosa (EI) é uma patologia grave decorrente de processo infeccioso em tecido endocárdico ou material protético do coração.

A disseminação de microrganismos a partir da cavidade bucal tem sido associada com a ocorrência de Endocardite Infecciosa há alguns anos.

Atualmente as equipes odontológicas e médicas concordam que a presença de focos infecciosos de origem bucal representam riscos potenciais de bacteremias em indivíduos com condições predisponentes à ocorrência de EI.

Para analisar a possível associação causal entre a condição de saúde bucal e a ocorrência de EI em pacientes submetidos previamente à cirurgia cardíaca valvar a cirurgiã-dentista, mestre em Saúde Pública pela UFMG e coordenadora do departamento de odontologia da SOMITI, Alessandra Figueiredo de Souza, em colaboração com outros pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais, realizou um estudo retrospectivo de análise dos prontuários médico e odontológico de pacientes submetidos à cirurgia valvar entre 2004 a 2014.

A hipótese testada foi se o grupo de pacientes submetidos à cirurgia valvar com tratamento odontológico prévio apresentou menor risco de ocorrência de EI. Para isso foram comparados os grupos dos pacientes que não receberam tratamento odontológico previamente à cirurgia valvar com o grupo que recebeu o tratamento odontológico prévio à cirurgia valvar.

No presente estudo a ocorrência de EI foi 8,4% nos pacientes sem preparo e 6,4% nos pacientes com preparo odontológico. A adequação odontológica previamente à cirurgia possivelmente apresenta impacto principal na remoção de focos infecciosos agudos. Os pacientes submetidos a cirurgia valvar e que passaram por preparo odontológico prévio à cirurgia necessitaram de intervenção curativa em sua maioria indicando uma condição precária de saúde bucal. Algumas espécies de Staphylococcus e Streptococcus tenderam a ser mais prevalentes nos pacientes com Endocardite infecciosa não submetidos a preparo odontológico prévio à cirurgia valvar.

Publicado em julho de 2016, no International Journal of Cardiology Heart & Vasculature, o estudo conclui pela necessária elaboração de diretrizes de tratamento odontológico prévio a cirurgia valvar para melhor assistência aos pacientes portadores de valvopatia.

Leia o estudo completo

Filie-se

Faça parte da Associação Mineira e aprimore seus conhecimentos.

Compartilhar:
Gostou?

Confira outros conteúdos como esse:

Notícias
18 de maio de 2021
UTI do Hospital Albert Einstein em comemoração

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein completa 49 anos de funcionamento. Passando por diversos momentos difíceis ao longo dos anos, como a implantação de cuidados a novas síndromes e enfretamento de pandemias como a AIIDS e o COVD-19. Elias Knobel, diretor da unidade há 32 anos faz uma homenagem à toda […]

Notícias
7 de junho de 2017
Reunião define Jornada
Notícias
5 de abril de 2018
Dissecção de Aorta e Emergências Vasculares Periféricas são tema de aula
Notícias
11 de abril de 2020
Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde apresenta os objetivos da resposta do SUS à pandemia de COVID-19